terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Andebol/Mundial09 - Balanço dos três primeiros dias de competição

Realizados que estão 36 jogos do campeonato do Mundo, na maior parte dos quatro grupos preliminares, já ficou bem demonstrativo a separação do trigo e do joio. Os principais candidatos nesta ronda já puderam verificar, talvez ainda pouco, alguns dos seus atributos de forma a se tirar algumas indicações úteis, sobre o real valor da concorrência a nível internacional. A Europa é claramente e cada vez mais predominante. Tunísia, Egipto e Coreia do Sul terão de ir mais além para poderem chegar até a próxima ronda.

Os três primeiros classificados de de cada grupo irão qualificar-se para a ronda principal a ser disputada em Zagreb (Grupo A e B) e Zadar (Grupo C e D). As restantes equipas vão competir por lugares 13 a 24, como parte do President's Cup, a ser realizada em Pula e Porec.

Em Osijek (Grupo A), os campeões olímpicos, a França já reservou o seu bilhete para a ronda principal, com vitórias fáceis obtidas contra a Austrália e Argentina, equipas que ainda não pontuaram neste Mundial. Eslováquia e Hungria têm boa chance de qualificação, uma vez que tem 5 pontos ganhos até agora. Roménia com 2 pontos, ainda tem que jogar contra a Eslováquia e a Austrália, é provável que consiga chegar ao terceiro lugar se demonstrar algumas melhorias.

Como esperado, os anfitriões, a Croácia já está apurada para a ronda principal, apesar de ainda terem que competir com os seus principais concorrentes no Grupo B, em Split. Na sequência de uma dificil vitória no jogo de abertura frente á Coréia, obtiveram depois vitórias fáceis sobre Cuba e Kuwait. Por outro lado, surpreendentemente confortável no seu desempenho, quem já ganhou o seu bilhete foi a Suécia. Eles superaram a Espanha na segunda-feira, e ainda não perderam um único ponto até agora. O seu último jogo com a Croácia é provável que seja para decidir qual a equipa que ficará no topo do Grupo B. A Coréia tem poucas esperanças de uma qualificação para a próxima fase. A equipa asiática terá de colocar as suas esperanças nas mãos da Croácia, para que ganhem á Espanha, e mesmo assim, os asiáticos ainda terão de bater os Ibéricos para se apurarem para Zadar.

O treinador alemão Heiner Brand, parece ter razão quando afirmava que o grupo de Varaždin (Grupo C) seria bem equilibrado, portanto muito difícil de jogar, sem qualquer equipa já ter reservado a sua passagem para a principal ronda. Os defensores do titulo Mundial, perderam um ponto no jogo de abertura com a Rússia, mas manteem-se no comando do grupo com 5 pontos. Uma vitória no confronto com a Macedónia irá garantir-lhes o passaporte para a ronda principal. Atrás da Alemanha, Macedónia e Polónia empatados com 4 pontos até agora. Em caso de igualdade de pontos no final da primeira fase, a Macedónia ficará apurada, pois ganhou no jogo entre as equipas em causa. A Rússia na segunda-feira à noite, graças à sua vitória sobre Tunísia, renovou as suas hipotéses de qualificação, e para além disso os seus jogos ainda por disputar (contra a Argélia e Macedónia) parecem ser mais fáceis, pelo menos no plano teórico. A Tunísia (2 pontos) ja encaixou duas derrotas frente á Alemanha e á Rússia, e se não for capaz de vencer a Polónia na quarta-feira, terá que ir para a President´s Cup.

Semelhante ao grupo Varaždin podemos testemunhar que a concorrência é apertada no Grupo D, em Porec. As imbativéis Dinamarca e Noruega são garantidamente os melhores do grupo e como só vão jogar entre si na última jornada da primeira fase, um empate amanhã, será mais que suficiente para os dois reservarem o seu lugar na ronda principal. Com a surpreendente derrota da Sérvia perante o Brasil e em igualdade de pontos (2), com o Brasil e o Egipto, os Sérvios terão desesperadamente de obter uma vitória sobre a Noruega na quarta-feira, se quiserem aspirar á ronda principal.


Resultados dos 36 jogos até agora realizados :

Sem comentários:

Enviar um comentário