O seleccionador português de andebol feminino, Duarte Freitas, disse esta sexta-feira que vai ser muito “complicado” chegar à fase final do Campeonato da Europa em 2010, acrescentando que o objectivo passa somente por “criar bases para um grupo forte”.
“A fasquia que eu coloco sempre em qualquer projecto é trabalhar para resolver os problemas, neste caso o apuramento. Mas, no contexto em que o vamos enfrentar, vejo com grande dificuldade a possibilidade de o conquistar”, disse à Agência Lusa o sucessor de Paula Castro na selecção.
Recusando “entrar derrotado”, Duarte Freitas, ex-treinador do Marítimo, em seniores masculinos, destaca o potencial das adversárias da equipa lusa no Grupo 1 de qualificação.
“No último Europeu, a Roménia foi quinta classificada, a Ucrânia décima e Portugal 16º. Vamos entrar convictos de que é preciso trabalhar e vamos tentar apresentar já algum andebol, com a competitividade que é possível”, explicou, acrescentando que “neste momento é preciso criar bases para criar um grupo forte, que daqui a um ano enfrente estes desafios de outra forma”.
Portugal, que esteve presente nos Europeus de 1994 e 2008, vai estrear-se na fase de qualificação a 14 de Outubro, na deslocação à Roménia, recebendo, quatro dias depois, a Ucrânia, enquanto os restantes jogos vão ser disputados em 2010.
“Todos os adversários são complicados para nós, pela fase em que estamos. A Suíça é tradicionalmente uma selecção que está ao nosso nível, mas não podemos dar-nos a grandes luxos, nem dar grandes facilidades a ninguém. Eu coloco logo dois à partida como mais complicados pelas classificações anteriores e pelos momentos que passam essas selecções”, frisou Duarte Freitas, acrescentando que “qualquer selecção do Mundo, até mais fraca, colocará imensas dificuldades a Portugal”.
Segundo o técnico, o estágio que cumpre em Rio Maior, até sábado, tem tido um carácter “multi-funcional”, com uma “forte componente ao nível técnico-táctico e do trabalho de grupo”.
Aos 36 anos, o técnico, natural de Santa Cruz, Madeira, voltou a abraçar um projecto no andebol feminino. Duarte Freitas iniciou a carreira no Santacruzense, tendo também treinado o Sporting da Horta e Marítimo, nos últimos quatro anos.
No sector feminino, orientou as seniores do Académico do Funchal, simultaneamente com vários projectos de formação, e, posteriormente, a selecção regional da Madeira.
Calendário de Portugal no Grupo 1 de qualificação para o Euro2010:
1.ª Jornada – Roménia, 14 Outubro (19:00), em Sighisoara (fora).
2.ª Jornada – Ucrânia, 17 Outubro (17:00), em Lagos (casa).
3.ª Jornada – Suíça, 30 ou 31 Março de 2010 (fora).
4.ª Jornada – Suíça, 03 ou 04 de Abril de 2010 (casa).
5.ª Jornada – Roménia, 26 ou 27 de Maio de 2010 (casa).
6.ª Jornada – Ucrânia, 29 ou 30 de Maio de 2010 (fora).
Fonte : OJOGO ONLINE
Sem comentários:
Enviar um comentário