domingo, 14 de fevereiro de 2010

Andebol – XIX CAN2010 – Angola cede empate mas termina 1ªFase no 1ºlugar do Grupo B

image A selecção nacional de Angola sénior feminina de andebol terminou a fase de grupo com um triste empate a 25 bolas, diante da sua congénere do Congo Brazzaville em partida da terceira e última jornada da série B do XIX Campeonato Africano das Nações que se disputa no Egipto.

Angola entrou para a partida com total favoritismo, pelo facto de ter derrotado no jogo anterior o Rep.Democrática do Congo por expressivos 24-15, enquanto a formação contraria havia empatado a 27 bolas com o Egipto.

Apesar do mau jogo protagonizado por Angola a vitória era quase uma certeza, quando estavam a vencer por três bolas a poucos minutos do final, mas a falta de eficácia no ataque bem como o desacerto defensivo demonstrado ao longo de todo o jogo, permitiram ao Congo Brazzaville empatar 25-25 nos últimos nove segundos do jogo.

Apesar do empate, Angola passa como primeira classificada do grupo agora com cinco pontos fruto de duas vitórias e um empate.

Angola na ronda inaugural venceu o Egipto por 32-21 e na segunda jornada nova vitória por 24-15 diante da República Democrática do Congo.

O seleccionador nacional sénior feminino de andebol, Paulo Pereira, disse hoje, em Suez, que o sete angolano efectuou um mau jogo frente ao Congo Brazzaville, na partida da terceira e última jornada do grupo B do XIX Campeonato Africano das Nações, mas salientou que o objectivo inicial foi cumprido.

Ao falar à imprensa no final da partida em que Angola empatou a 25 golos, Paulo Pereira disse que a selecção esteve muito apática e cometeu sucessivos erros, quer ofensivos, quer defensivos, diante de um adversário que estava ao seu alcance. “Foi um empate muito difícil de arrancar. Começamos desde muito cedo a perder e recuperamos muito bem e podíamos ter vencido”- observou. Disse estar satisfeito, embora não tendo cumprido todos os objectivos que era vencer as três partidas, mas ainda assim o objectivo inicial foi cumprido, pois ficou em primeiro lugar e poderá defrontar o quarto e último classificado da outra série que se disputa no Cairo. Não deixou de reconhecer também a superioridade das congolesas que tem sete das suas jogadoras a actuarem em França um campeonato considera como um dos mais competitivos do mundo, enquanto Angola tem um grupo de atletas muito jovens muitas das quais estão a disputar o seu primeiro africano de seniores, e que vai analisar os vídeos das equipas que irá defrontar na segunda fase, que no seu entender será muito mais difícil a todos os níveis, mas garantiu trabalhar para chegar á final e revalidar o título.

Por sua vez, o treinador adjunto da selecção do Congo Brazzaville, Jean Parra, disse hoje, em Suez, que almeja jogar com Angola na final do XIX Campeonato Africano das Nações e conquistar o título continental.  O técnico falava à imprensa no final do jogo em que a sua equipa empatou com Angola a 25 bolas e garantiu que as duas equipas ainda se vão encontrar na final e o Congo vai vencer e conquistar o título em posse de Angola, porque tem vindo a trabalhar com este objectivo que é o de vencer o campeonato. "Foi um bom jogo, estivemos sempre a frente do marcador, mas deixamos nos ultrapassar por alguns erros defensivos, mas acredito que vamos voltar a nos defrontar na final, porque estas são as equipas mais fortes da competição" argumentou. Fez também saber que a última vez que venceu Angola foi em 2004 num campeonato africano na categoria de juniores e no seu entender o Congo evoluiu bastante e pode vencer a prova e destronar as meninas de ouro.

"Vamos nos cruzar novamente e venceremos Angola na final porque o nosso objectivo é o título" disse Jean Parra.

Fonte: Angola Press

Classificação final da 1ª Fase do XIX CAN2010

image

Angola vai defrontar amanhã para nos 1/4 final a selecção dos Camarões, quarta classificada do Grupo A.

Sem comentários:

Enviar um comentário