sábado, 15 de maio de 2010

Andebol - FC Porto Bi-Campeão Nacional ao vencer em Braga por 37-25

 O FC Porto revalidou hoje o título de campeão nacional de andebol, ao vencer com facilidade o ABC, em Braga, por 37-25, na oitava jornada da segunda fase da liga, somando agora 15 títulos, contra 17 do Sporting. A duas jornadas do fim do campeonato, o FC Porto, que ainda conta menos um jogo, sagra-se assim bicampeão nacional, estando a agora mais perto da equipa "leonina", a que mais títulos de andebol ostenta.

A turma orientada pelo sérvio Ljubomir Obradovic venceu de forma inapelável um ABC que se pode queixar de algumas ausências na equipa, mas que não justificam o desnível final no marcador. As razões do triunfo portista radicam antes numa entrada muito forte em jogo, atitude e concentração mantidas durante toda a partida pelos jogadores, que sabiam que estavam a apenas uma vitória do título. Já o ABC mostrou-se quase sempre amorfo a defender e precipitado e inoperante a atacar, numa das piores exibições caseiras dos últimos tempos. Espelhos da exibição dos academistas foram as desastradas prestações de Luís Bogas (habitualmente um dos melhores marcadores, conseguiu apenas dois remates vitoriosos em toda a partida) e do guarda-redes Hugo Figueira, mal batido em vários golos, tendo sido mesmo substituído logo aos 12 minutos. Ao intervalo, o FC Porto foi já para os balneários com uma vantagem de dez golos (20-10), o que tornava quase impossível uma recuperação do ABC, como viria a confirmar-se.

A equipa hoje orientada por Carlos Ferreira (Jorge Rito foi expulso na jornada anterior), ainda tentou uma reação no início da segunda parte, que durou, porém, apenas os primeiros cinco minutos. A contrastar, evidenciava-se a agressividade na defesa e a eficácia no ataque dos portistas, que tiveram em Pedro Spínola (9 golos), Dario Andrade (6) e Ricardo Moreira (6) os seus melhores marcadores. No final, jogadores e staff portistas fizeram a festa com os cerca de 100 adeptos que apoiaram a equipa durante todo o encontro.

Jogo no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga.

ABC Braga -- FC Porto, 25-37.

Ao intervalo: 10-20.

Equipas:

- ABC Braga: Hugo Figueira (g.r.), Eduardo Gaifém (2), Eduardo Salgado (5), Levko Naumovsky (5), Luís Bogas (2), Mário Peixoto (1), Jaime Barreiros (1), Bruno Dias (g.r.), Fábio Antunes, Hugo Rosário (1), Rui Sustelo, José Rolo (3), Carlos Matos (5) e João Rodrigues.

- FC Porto: Dragan Jerkovic (g.r.), Nuno Grilo (5), Gilberto Duarte (1), Sérgio Martins (1), Filipe Mota (2), Filipe Martins (1), Pedro Spínola (9), Hugo Laurentino (g.r.), Tiago Rocha (1), Dario Andrade (6), Ricardo Moreira (6), Wilson Davyes (3), Álvaro Rodrigues, Inácio Carmo (2).

Marcha do marcador: 2-5 (5 minutos), 3-7 (10), 5-10 (15), 7-13 (20), 9-17(25), 10-20(intervalo), 14-23 35), 16-27 (40), 18-30 (45), 22-34 (50), 23-35 (55) e 25-37 (final).

O treinador de andebol do FC Porto, Ljubomir Obradovic, disse hoje que o título de campeão nacional, "selado" após um confortável triunfo em Braga sobre o ABC (37-25), é "justo", mas "não foi fácil" de alcançar. "Ganhámos muito justamente este campeonato, porque jogámos muito bem durante toda a época", afirmou o técnico no final do jogo que ditou a vitória sobre os bracarenses e que, a duas jornadas do fim, permitiu ao FC Porto, embora com menos um jogo, celebrar o seu 15.º título e sagrar-se bicampeão nacional.

Obradovic agradeceu aos "adeptos, dirigentes e jogadores que conseguiram este campeonato", que, frisou, "não foi fácil" de alcançar. "Para vocês [jornalistas] pode parecer que foi, mas não, foi uma grande luta, muitos treinos, muito trabalho", destacou.

Sobre o triunfo folgado em Braga, disse que a equipa entrou "no jogo para ganhar", porque sabia que "era muito importante para ganhar o campeonato". "Jogámos bem e conseguimos ganhar", resumiu.

Na primeira temporada no clube portista, o sérvio volta a sagrar-se campeão em Portugal, depois de, em 1993/94, o ter conseguido ao serviço do Belenenses.

Fonte: Noticias Sapo

1 comentário:

  1. FC do Porto merecido campeão, por vários motivos e logicamente no inicio da época face aos investimentos, Reforços verificado no Benfica e Sporting, pensávamos que a tarefa do Porto renovar o Titulo não era tarefa fácil.
    Mas quem treina bem e sabe o que está a fazer, ganha confiança dos jogadores, constrói o jogo da equipa baseada na disciplina, respeito pelos adversários, o campeão é por norma aquela equipa que melhor DEFENDE, assim se percebe mais facilmente o trabalho do OBRADOVIC o seu Sucesso, com uma retaguarda atenta na pessoa do seu Director Desportivo JM e demais colaboradores.
    Todo este trabalho deve-se ao treinador Obradovic, muito conhecido no andebol português com sucessos e alguns problemas em equipas de escala menor, mas quem é campeão em dois Clubes está naturalmente certificado, refiro-me ao C.F. o Belenenses e esta época ao FC Porto.
    Mais ainda recordo que o Treinador vencedor, tem feito um trabalho brilhante com os jovens atletas dos vários escalões para melhor e incentivar os novos atletas e os resultados estão á vista com uma representação digna nos escalões de formação.
    Andebol

    ResponderEliminar