quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Andebol Feminino – Qualificação EURO2010 – Portugal perde (23-37) com a Roménia

Os primeiros jogos rumo á Dinamarca e Noruega

Um total de 28 equipas começaram hoje a disputar os seus jogos de qualificação para o EHF WOMEN'S EURO 2010 que será organizado em conjunto pela Dinamarca e Noruega.

EHF_2010_DEN_200px Esta será a primeira vez que todas as equipas nacionais - com a excepção dos países da organização – participam numa fase de qualificação. O formato será semelhante ao que vimos recentemente na já concluída qualificação para o EHF Men's EURO.

Com certeza, esta fase qualificação feminina vai aumentar cada vez mais o nível de competição e garantir as passagens disponíveis. As duas primeiras equipas de cada grupo vão garantir o seu lugar no EURO, onde todos os jogos serão importantes e talvez mais emocionantes para os fãs do andebol.

No arranque desta Fase de qualificação, em jogo disputado em Sighisoara - Radu Voina, e dirigido pela dupla Vagif Aliyev / Alekper Aghakishiyev (Azerbaijão), a Selecção Nacional A Feminina, sob o comando do novo seleccionador nacional Duarte Freitas, perdeu com a Roménia. 
A selecção romena com uma entrada bastante forte assumiu o jogo e foi ganhando vantagem no marcador desde o início e, ao intervalo, Portugal já perdia por 19-8. Durante o segundo tempo de jogo, a selecção nacional não conseguiu contrariar o jogo das romenas e recuperar da desvantagem ao intervalo, pelo que a Roménia saiu vitoriosa deste jogo. O resultado final ficou estabelecido em 37-23.

Na apreciação ao jogo com a Roménia, o seleccionador nacional Duarte Freitas afirmou que "apesar do resultado final e da derrota, sabíamos que a Roménia não era um adversário fácil, mas com certeza mostrámos algo de diferente no nosso jogo, com ideias novas e com jogadas construídas. Este foi o primeiro jogo e daqui a algum tempo vamos ser muito mais competitivos".

Por Portugal, alinharam e marcaram Tânia Silva (GR), Daniela Pereira (GR), Liliana Ferreira (1), Ana Franco, Ana Sousa (5), Alexandrina Barbosa (5), Maria Pereira (3), Daniela Silva (1), Cláudia Aguiar (3), Diana Fernandes, Ana Seabra (1), Ana Marques, Bebiana Sabino, Ana Andrade (4). De fora da convocatória ficaram Ana Correia e Diana Pereira.

Roménia: Florentina Stanciu (GR), Paula Ungureanu (GR), Ramona Maier (4), Carmen Amariei (4), Cristina Neagu (2), Iulia Puscasu (2), Ionela Stanca (3), Oana Manea (5), Cristina Varzaru (6), Ada Moldovan (3), Valentina Ardean-Elisei (2), Narcisa Lecusanu (3), Mihaela Tivadar (1), Clara Vadineanu (2).

A concluir a 1ª jornada do Grupo 1 de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos 2010, a Ucrânia venceu, em casa, a Suíça, por 33-20.

Fonte:FPA image

Veja aqui os resultados de todos os jogos desta qualificação

1 comentário:

  1. Face a este resultado 37-23 a favor da Roménia a Selecção portuguesa após a participação no Europeu não seria de esperar, mas como os responsáveis da FPA não dão importância nenhuma ao papel do treinador na valorização dos seus melhores atletas ao serviço de Portugal, os resultados só podem ser estes.
    Portugal tem um conjunto de atletas de nível internacional, mas treinadas por treinadores desconhecidos da modalidade que resultados se podem alcançar?
    Os grandes resultados internacionais de qualquer Nação ou modalidade estão sempre sustentados num treinador reconhecido e competente e a os irresponsáveis federativos que têm o poder, mas não têm mais nada, assim se vão governando á custa do desenvolvimento, estágios e valorização de atletas com treinadores medíocres, formula mágica.
    Quando estas situações dos treinadores que trabalham nas Selecções nacionais são de facto os melhores. Já passaram 30 anos e ainda não se conseguiu…
    Quem devia estar a treinar a Selecção feminina neste momento era o Alexander Donner em acumulação com o Gil Eanes, perguntem ás atletas.

    ResponderEliminar