domingo, 31 de maio de 2009

Andebol Sénior - Desportivo Francisco de Holanda sagra-se Campeão Nacional da 1ª Divisão

DF HOLANDA - CAMPEÃO NACIONAL DA 1ªDIVISÃO 2008/09

Veja aqui o video da festa dos novos campeões.


O CS Marítimo venceu a 2ª Mão da Prova do Centenário COP - Campeonato Nacional da 1ª Divisão Seniores Masculinos por 28-26, resultado que deu o título de Campeão Nacional ao DF Holanda.

O Desportivo Francisco de Holanda sagrou-se, este sábado, Campeão Nacional da 1ª Divisão de Seniores Masculinos. Este é o 2º título de Campeão Nacional alcançado pela equipa vimaranense, cujo primeiro título tinha alcançado na época 2001/02.

Apesar do CS Marítimo ter conseguido a vitória nesta 2ª mão, disputada no Funchal, o DF Holanda trazia, da 1ª mão, jogada no passado sábado, 23 de Maio, em Guimarães, uma confortável vantagem de 9 golos (28-19).

Este sábado, 30 de Maio, no Funchal, num jogo equilibrado, o Marítimo conseguiu chegar ao intervalo com uma vantagem de 3 golos e, no fim dos primeiros 30 minutos, o marcador mostrava 18-15 a favor da equipa da Madeira.

Contudo, na segunda parte, o DF Holanda recuperou da desvantagem, pelo que nenhuma das duas equipas se adiantou muito no marcador. O DF Holanda, que acabou por ganhar a segunda parte por 10-11, saiu derrotado da 2ª mão, por 28-26, resultado insuficiente para o Marítimo alcançar o título.

No final do jogo, Duarte Freitas, treinador do CS Marítimo, disse: “Vínhamos de um mau jogo lá mas acreditávamos que era possível anular a desvantagem. Apostámos em desgastar o adversário no inicio e se conseguíssemos chegar aos seis ou sete golos de diferença, poderia haver uma maior motivação. Não conseguimos ultrapassar a diferença de cinco golos à maior e a partir dai o Francisco de Holanda soube gerir a vantagem. Estão de parabéns e pelo demonstraram nestes jogos merecem erguer a taça sendo justos campeões”.

Da parte da equipa vencedora, o treinador Ricardo Guimarães referiu que “embora sabendo que o andebol é fértil em surpresas mas felizmente conseguimos gerir muito bem a vantagem que trazíamos e tivemos maturidade para conseguir sermos campeões. Penso que fomos justos vencedores e agora é festejar o momento de alegria de ser campeão”.

José Santos, do CS Marítimo, foi o melhor marcador, com 12 golos, num jogo dirigido pela dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador.

O Desportivo Francisco de Holanda recebeu o Troféu de Campeão Nacional, que foi entregue por Henrique Torrinha, Presidente da Federação, pelo Engº João, em representação do Comité Olímpico de Portugal. Também presentes na entrega de prémios estiveram, da A.A. Madeira, Rui Coelho e Rafaela Fernandes.

Assim, o CS Marítimo termina o Campeonato Nacional da 1ª Divisão Seniores Masculinos no segundo lugar da prova.

O AC Fafe classificou-se no 3º lugar, seguido do Alavarium ACA, na 4ª posição. O AC Fafe, que venceu a 1ª mão, em casa, por 25-18, saiu derrotado da 2ª mão, este sábado, por 32-30 mas, com este resultado, assegurou o terceiro posto da classificação geral.

Em 5º lugar do Campeonato Nacional 1ª Divisão ficou o CDE Camões, que tinha perdido a 1ª mão, em Santarém, por 29-26 e, este sábado, venceu em casa a 2ª mão por 30-26, com o GF Empregados do Comércio.

Na disputa pelos 7º e 8º lugares, o Avanca estava em vantagem sobre o Maia-Ismai, já que venceu fora a 1ª mão por 29-23; no entanto, o ADA Maia-Ismai conseguiu dar a volta ao resultado e garantir o 7º lugar, ao ganhar fora a 2ª mão ao Avanca por 36-18. Assim, o Avanca fica no 8º lugar.

No que diz respeito ao Grupo B, que também terminou este sábado, a última jornada registou os seguintes resultados: o Juventude D. Lis foi derrotado, em casa, pelo Modicus (19-30), enquanto o CDC S. Paio Oleiros venceu o Ginásio Clube do Sul por 28-26.

Classificação Geral - Campeonato Nacional 1ª Divisão Seniores Masculinos

01º - DESPORTIVO FRANCISCO DE HOLANDA
02º - CS Marítimo
03º - AC Fafe
04º - Alavarium ACA
05º - CDE Camões
06º - GF Empregados do Comércio
07º - ADA Maia-Ismai
08º - AA Avanca
09º - CDC S. Paio Oleiros
10º - Modicus
11º - Ginásio C. Sul
12º - Juventude Desportiva Lis

FONTE: FPA

Sem comentários:

Enviar um comentário