terça-feira, 8 de junho de 2010

Andebol – IHF elege Claude Onesta e Jewgeni Trefilow os melhores treinadores do ano 2009

Um júri de especialistas da Federação Internacional de Handebol decidiram eleger: Claude Onesta (Equipa Masculina de França) e Jewgeni Trefilow (Equipa Feminina da Russia) como os treinadores IHF do Ano 2009. Onesta (França) e Trefilow (Rússia), levaram as sua equipas a ganharem as medalhas de ouro no masculino e no feminino nos World Championships de 2009. Ao pensar em treinadores que têm feito um excelente trabalho ao longo dos anos, estes dois treinadores devem ser mantidos em mente.

Um pequeno retrato dos  premiados da IHF:

Claude Onesta
No final de Janeiro de 2010, Claude Onesta fez um feito histórico: Pela primeira vez na história do andebol internacional, uma  mesma equipa conseguiu ser Campeão do Mundo, Campeão Europeu e Campeão Olímpico, ao mesmo tempo. A equipa nacional francesa treinada pelo francês Onesta alcançou este triplo sucesso histórico, depois de ter sido Campeão do Mundo na Croácia, em 2009 e Campeão Olímpico em Pequim, em 2008. Onesta de 53 anos treina a equipa masculina francesa desde 2001. A sua tarefa era bastante difícil ao ocupar o lugar de Daniel Constantini, que tinha liderado a equipa francesa a vencer o Campeonato do Mundo em 1995 e 2001. Onesta herdou uma equipa intacta e, adicionalmente foi integrando jovens jogadores na equipa, como Karabatic e Abalo. Suas primeiras realizações foram duas medalhas de bronze nos Campeonatos Mundiais e o primeiro título no Campeonato Europeu em 2006. Desde 2008, Onesta e sua equipa francesa tem vindo a ganhar títulos consecutivos. Antes da sua carreira como treinador (desde 1987), Onesta jogou pela equipa nacional, mas ao abraçar a carreira de treinador no Toulouse, o clube conheceu o seu melhor periodo quando foi treinado por ele entre 1987-2001 e alcançou, por exemplo, uma meia-final da Liga dos Campeões. Após Wladimir Maximow (Rússia), Onesta é o segundo treinador a conseguir vencer todos os três grandes títulos (campeão olímpico, campeão europeu e campeão mundial), com a equipa nacional.

Jewgeni Trefilow
Jewgeni Trefilow é um treinador de uma dedicação extrema. Desde 1999, ele não só tem sido o treinador das equipas de topo russas correspondente, como  também o é da equipa nacional. Ao fazê-lo, ele é extremamente bem-sucedido: a nível de clubes, ele ganhou sete títulos do Campeonato Russo - cinco vezes com o seu ex-clube Lada Togliatti, e duas vezes com o seu actual clube Zvezda Zvenigorod. Além dos títulos russos, ele venceu todas as copas européias com suas equipas - em 2002 a Taça dos Vencedores das Taças pelo Lada em 2008 a Taça EHF com o Zvezda e um ano depois da Liga dos Campeões, também com Zvezda. No entanto, Trefilow (54 anos) foi ainda mais bem sucedido com a equipa nacional: em 2001, 2005, 2007 e 2009, tornou-se Campeão do Mundo. Em 2008, a Rússia levou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos e a medalha de bronze no Campeonato da Europa (como em 2000). Em 2006, a sua equipa ganhou a medalha de bronze no Campeonato da Europa. Por um curto período de tempo, Trefilow, nascido em Krasnodar, foi assistente técnico da equipa masculina da Rússia, que se tornou Campeão Mundial em 1997. Embora Trefilow é geralmente considerado como um treinador muito duro, as suas jogadoras adoram-no porque ele sempre lhes dá apoio - seja dentro ou fora do campo. O facto da  sua equipa ser composta de muitas  jogadores jovens que dominaram o Mundial na China, deve-se principalmente ao treinador, cujo principal lema é: "A única coisa que conta é a equipa e não os jogadores individualmente.”  Até 1984, Trefilow era activo como um jogador de clubes diferentes, por exemplo, Krasnodar, onde começou sua carreira como treinador da equipa feminina. Ele levou o clube a conquistar o Campeonato Russo em 1988, antes dele se transferir para Wolgograd. Posteriormente, transferiu-se novamente para Togliatti, onde se tornou assistente técnico e, ao mesmo tempo, tornar-se treinador da equipa nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário