quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Andebol Fem – Mundial 2011 – Selecção Nacional inicia hoje estágio no Pavilhão do CS Marítimo

Equipa confiante e animada

Eram 16h00, quando o seleccionador nacional, o madeirense Duarte Freitas, deu início à preparação da selecção portuguesa que vai disputar o Grupo 3 ao Mundial de 2011, onde terá como adversários as formações da Bielorrússia, Finlândia e Turquia. Em termos de “ranking”, a Bielorrússia ocupa a 16.ª posição, Portugal está em 19.º, a Turquia surge no 20.º lugar e a Finlândia ocupa o 35.º posto. A avaliar pela hierarquia, a equipa portuguesa poderá ter uma palavra a dizer em termos de qualificação (passa apenas o vencedor), mas as contas fazem-se... no fim.

Já com as totalidades das atletas, o 1.º treino decorreu, normalmente, no Pavilhão do Marítimo, palco dos jogos deste grupo e com uma grande entrega por parte de todas as jogadoras e não existem lesões que possam condicionar o trabalho. Para hoje estão previstas duas sessões de treino: de manhã, às 10h30 no Pavilhão da Camacha, e à tarde, às 16h00, no Pavilhão do Marítimo. Amanhã, uma única sessão de treino, até porque na parte da tarde, às 19h00, Portugal defronta a Dinamarca, em jogo de treino, no Pavilhão Funchal. O 2.º encontro entre estas duas selecções está agendado para sábado e terá como palco o Pavilhão do Marítimo. Os jogos com turcas, finlandesas e bielorrussas são entre os dias 3 e 5 de Dezembro, no recinto dos “verde-rubros”, em Santo António. Das 16 atletas convocadas por Duarte Freitas sete estão na Madeira a jogar pelo Madeira SAD, com o destaque para a internacional Ana Sousa, que joga em Espanha, no Mar Alicante e para a guarda-redes Daniela Pereira que joga em França, no Havre.

Dinamarca sem “estrelas”
A selecção principal da Dinamarca, que ocupa o 3.º lugar do “ranking”, está a participar num torneio na Noruega, com vista ao Campeonato da Europa, que se inicia no próxima dia 7 de Dezembro. Na Região está a equipa sénior B, uma formação jovem mas um grande potencial. A Dinamarca é uma das grandes potências do andebol feminino e a provar isso está o Mundial conquistado em 1997, o Europeu de 2002 e os títulos olímpicos em 1996, 2000 e 2004, sendo “cliente” assíduo das finais destas competições internacionais.

Turcos têm comitiva mais numerosa
Das selecções que nos “visitam”, a comitiva da Turquia é a mais numerosa e traz consigo cinco jornalistas. No total, irão chegar no próximo dia 30 à Madeira 31 elementos, contando com a presença do presidente da federação daquele país. A Turquia aposta forte na passagem à fase seguinte, sendo a 1.ª comitiva a chegar ao Funchal, dois dias antes da Bielorrússia e da Finlândia, as outras componentes da qualificação ao Mundial 2011.

Thomsen é prelector do Curso Grau IV
Franco, directo e amante do Andebol. Anders Thomsen, desde logo que pisou o solo da Madeira, mostrou-se receptivo ao diálogo com todos os técnicos. E dessa forma aceitou de pronto o convite que a Associação de Andebol da Madeira (AAM) lhe fez e amanhã, às 17h00, no Hotel “Four Views”, no Funchal, irá ser prelector de uma acção integrada no curso de Grau IV que vai decorrer em paralelo à fase de Qualificação que vai ser disputada nos próximos dias 3 e 5 de Dezembro.
Artigo de Carlos Jorge do Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário