quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Liga dos Campeões - ABC perde com FC Barcelona


O ABC perdeu ontem em Braga, no Pavilhão Flávio Sá Leite, com o FC Barcelona, por 26-28, em jogo da primeira mão da eliminatória de acesso à Liga dos Campeões europeus de andebol, resultado que compromete as possibilidades de qualificação do campeão português. O segundo jogo está marcado para 5 de Setembro na capital da Catalunha.

A equipa orientada por Jorge Rito exibiu grande determinação, diante de um adversário teoricamente «de outro campeonato» ao manter na maior parte do tempo o equilíbrio no marcador, com 13-13 ao intervalo, mas a equipa do FC Barcelona orientada este ano por Manolo Cadenas, fez prevalecer a sua superioridade na recta final, com a equipa do ABC de Braga a vender bem caro a derrota.

A primeira parte foi muito disputada e o equilíbrio foi uma constante, onde as diferenças não foram além de 2 golos. O campeão nacional, ABC de Braga, com uma defesa extremamente compacta e dura dificultou e muito o ataque colectivo do Barça. Dificuldades essas que só foram ultrapassadas pelo acerto defensivo dos comandados de Manolo Cadenas, que assim puderam executar alguns rápidos contra-ataques, fazendo prevalecer e vir ao de cima as suas individualidades. Ao minuto 22, os Campeões Nacionais tiveram uma vantagem de 2 golos (9-7), mas a formação do Barça, fazendo valer os seus galões, reagiu e ao minuto 27 deram a volta ao marcador (10-12), finalizando-se a 1ª parte com um empate a 13 golos.
Na inicio da segunda parte, os campeões nacionais tomaram a iniciativa do jogo e chegaram a obter uma vantagem de 2 golos, mas ao minuto 12, a partir do momento em que o FC Barcelona fez o 18-19 no marcador, após uma penalidade transformada por Iker Romero, a formação forasteira através do seu maior poderio fisico, pegou de estaca e tomou as rédeas do jogo. A partir daqui os campeões nacionais tiveram um periodo negro de oito minutos, ao permitirem o adversário obter um parcial de 0-6 e dominarem em absoluto a marcha do marcador, atingindo á entrada dos ultimos 10 minutos, a diferença máxima de 6 golos (20-26). A vitória do Barça já era inevitável, mas á medida que se aproximava o final da partida
a diferença de golos foi sendo gradualmente reduzida pelo formação caseira do ABC de Braga que chegou ao último minuto a perder por 24-28, conseguindo reduzir heroicamente nos instantes finais para os finais 26-28.
O objectivo de passar à fase de grupos da Champions League, embora seja uma tarefa ainda mais dificil de obter, não é impossivel. Enquanto houver esperança, vamos acreditar e deixar o “sonho” do ABC de Braga manter-se de pé.
Destaque para o muito público que acorreu ao "renovado" Pavilhão Flávio Sá Leite para mais uma grande noite do andebol europeu. Casa cheia, ambiente espectacular de muito fair play tanto dentro de campo como nas bancadas. Um resultado que dignifica Portugal, se tivermos em conta as diferenças entre os orçamentos e as realidades dos dois clubes e dos dois países. No final da partida, ambas as equipas saíram perante os incessantes aplausos do publico, numa demonstração de enorme desportivismo e respeito, que devia ser extendido a todos os amantes desta modalidade e se calhar também a outras modalidades.

Ficha do jogo :
ABC Braga, 26
: Carlos Ferreira; Tiago Pereira, Vladimir Zelenovic (2), Dario Andrade (5, 2 de 7 m), Carlos Matos (2), José Costa (9), Luís Bogas (4), Eduardo Ferreira, Eduardo Gaifém (2), Fábio Magalhães (1) e Hugo Rocha (1).

FC Barcelona, 28 : Hvidt Kasper e Venio Losert; Jerper Noddesbo, Juanin Garcia (2), Victor Tomás (5), Ruben Garabaya, Demetrio Lozano (1), Jérome Fernandez (5), Cristian Ugalde (1), Joan Cañellas (1), Iker Romero (8, 5 de 7m), Lazlo Nagy (5) e Jonas Larholm.

Parcials cada 5 minutos: 1-2, 4-4, 6-5, 8-7, 10-10, 13-13 (descanso); 16-16, 18-18, 20-21, 20-25, 22-27, 26-28 (final)

Árbitros: Dentz / Reibel (FRA)

Pré-Eliminatória – Resultados conhecidos da 1ª mão

ABC Braga (POR) / FC Barcelona (ESP) 26-28
Viborg HK A/S (DIN) / Besiktas JK Istanbul (TUR) 35-23

Sem comentários:

Enviar um comentário