quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Projecto Vocal em destaque no jornal LitoralCentro


Mais uma publicação do jovem grupo "Projecto Vocal" na Imprensa escrita.
Desta vez o artigo é publicado no jornal LitoralCentro e de uma forma resumida conta a história do nascimento deste jovem grupo.


Crónica de Sandra Pinho
Quarta-Feira 28 Novembro

Projecto Vocal aposta no género a cappella

Ana Carolina Silva (Soprano), Cristiana Pinto (Mezzo-Soprano), Ana Catarina Silva (Contralto), Bruno Martins (Tenor), Pedro Santiago (Baritono) e Hugo Manaia (Baixo) são os seis elementos que compõem o Projecto Vocal, um grupo a cappella, do concelho de Albergaria-a-Velha. A aventura começou no ano de 2002, altura em que Ana Carolina Silva e Hugo Manaia arrancaram com o projecto, uma ideia que surgiu quase por brincadeira: "Este é um tipo de música que gostamos muito e, como somos um grupo de trabalho que já se conhece há algum tempo, achámos que seria uma ideia engraçada", contam.
A formação inicial era composta por Ana Carolina Silva, Hugo Manaia, Cristiana Pinto e Bruno Martins que se apresentaram ao público, pela primeira vez, em Dezembro de 2002, integrados num concerto de Natal do Grupo Coral da Jobra, que teve lugar na Igreja Matriz da freguesia da Branca. "As pessoas que assistiram gostaram muito, até porque é algo diferente e um estilo raro,
principalmente em Portugal. As reacções foram bastante positivas, o que nos deu força para continuar
", sublinham. No ano seguinte, Ana Catarina Silva juntou-se a este grupo e, em 2005, foi a vez de Pedro Santiago integrar o Projecto Vocal.
Com o aumento do número de elementos de quatro para seis, "sentíamos que este factor poderia trazer boas perspectivas e melhorias a este projecto, com seis pessoas dava para produzir coisas mais complexas", explicam.
Actualmente, o Projecto Vocal é constituído por seis amigos, que aliaram os conhecimentos e gosto pela música, com idades compreendidas entre os 18 e 26 anos. Quatro elementos são da freguesia da Branca e, os restantes, de Albergaria-a-Velha, enquanto cinco tiveram formação no Conservatório de Música da Jobra.
"A Branca tem sido a nossa casa, já actuámos na Igreja Matriz, Junta de Freguesia e Centro Cultural da Branca", realçam. Já realizaram concertos noutros pontos do concelho, actuando ainda em Aveiro, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Douro, Vale de Cambra e Vagos. Cantam em português, inglês, espanhol desde a música ligeira, o pop rock, a música tradicional portuguesa,
entre outros estilos.
Na opinião de Ana Carolina Silva e Hugo Manaia, "o que fazemos é muito visto como um coro, é uma ideia errada, assim sendo, os mais novos dizem que não gostam da nossa música, mesmo sem a ter ouvido", lamentam. Como tal, pretendem pôr as pessoas mais novas a ouvir a sua música, com o intuito de as motivar, até porque "há coisas muito engraçadas que podem ser feitas", confessam.
No passado mês de Outubro, o Projecto Vocal realizou uma nova experiência: actuou no bar Praça Pública, no centro de Albergaria-a-Velha. "Foi uma experiência interessante e, uma coisa que nos alegra, é a sensação clara de que conseguimos surpreender pela positiva muitas pessoas que foram apanhadas desprevenidas e que nunca tinham ouvido falar de nós nem estariam a par do concerto".
Consideram que, em Portugal, o género a cappella, ainda não é muito conhecido, apesar de existirem dois grupos, a nível nacional: Tetvocal e Vozes da Rádio. "Este género é muito frequente nos Estados Unidos da América, principalmente nas escolas, mas na Europa não é tão usual."
O Projecto Vocal tem um CD de produção caseira, com seis temas, com o intuito de mostrar às pessoas o trabalho realizado desde 2002 até aos dias de hoje. Um dos projectos a concretizar, a médio prazo, é a gravação de um CD em estúdio. Para ficar a conhecer melhor o trabalho destes jovens, vá a projectovocal.hi5.com ou www.projectovocal.blogspot.com e fique a conhecer a banda ao pormenor: os elementos que a constituem, as músicas que cantam, os concertos que realizam, as fotografias, os novos projectos, entre outras novidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário