quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ecos do Mundial - Angolanos orgulhosos da prestação Feminina de Andebol

A Assembleia Nacional felicitou toda a delegação que esteve em representação do país na prova Mundial realizada entre 02 e 16 deste mês em França. A Assembleia Nacional qualificou as vitórias alcançadas pela selecção nacional feminina de andebol, no Campeonato do Mundo terminado domingo em França, como " um incentivo para novas conquistas e fonte de inspiração perante os desafios que esperam as novas gerações ".

Numa mensagem de felicitações chegada à Angop, assinada pelo seu presidente, Roberto de Almeida, o orgão legislativo considera o inédito sétimo lugar de Angola " motivo de orgulho para para todo o povo angolano".

Destaca que a prestação do "sete" feminino guinda o nome de Angola " a um pedestal mais alto", no plano desportivo, quer a nível continental quer a nível internacional.

"Ao debater-se com denodo com galhardia perante formações mais experientes, as jovens desportistas angolanas exibiram desenvoltura e competênçia, dando uma prova insofismável da férrea vontade que anima a mulher angolana em todos os domínios, na sua irresistivel trajectoria de afirmação e progresso ", lê-se na mensagem.

Angola obteve o inédito sétimo lugar contra o 13º posto alcançado no campeonato anterior disputado em 2005 na Rússia.

Angola, na primeira fase do mundial, venceu a República Dominicana por 41-20, a Austrália 33-22, tendo perdido para a Noruega por 26-32.

Na segunda etapa, derrotou a França por 29-27, a Croácia 34-28, a Macedónia 33-25 e perdeu com a Rússia por 27-40.

Nos oitavos de final perdeu para a Alemanha por 33-36, e nas classificativas (do 5º ao 8º lugar) perdeu ante a Coreia do Sul, por 33-41 e venceu a Hungria na derradeira partida, por 37-36.

Para além deste feito colectivo, Angola na vertente individual também esteve em plano de destaque, ao colocar a meia distância da selecção nacional sénior feminina de andebol, Marcelina Kiala como a terceira melhor marcadora do XVIII Campeonato do Mundo de Andebol terminado domingo em França, com 72 golos rubricados, indica o "site" da Federação Internacional da modalidade.


De 27 anos de idade, a atleta do Petro Atlético de Luanda e que já militou na formação do Dijon da primeira liga de França, marcou os seus 72 golos em 162 tentativas, uma média de 44 por cento.

A alemã Jurack Grit sagrou-se a melhor marcadora com 85 golos marcados em 137 tentativas, um saldo de 62 por cento, secundada pela húngara Gorbicz Anita, com 80 tentos em 136 tentados – 59 por cento.

Na lista das melhores "artilheiras" consta ainda outra "petrolífera", Nair Almeida, no sexto posto , com 57 golos em 108 tentados – 53 por cento. Ilda Bengue surge na nona posição com 56 golos em 93 tentativas – 60 por cento e Luísa Kiala, 27ª colocada com 35 golos em 57 tentativas – uma média de 61 por centos, numa lista de 38 atletas.


Fonte : Angolopress

Sem comentários:

Enviar um comentário