segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Jobra Andebol - Balanço do Ano 2007

Luis Freitas
Balanço Andebolistico do Ano 2007.

Caros amigos,colegas e ilustres visitantes, embora saiba que não sou a pessoa indicada para fazer uma análise geral ao Ano andebolistico da Jobra-AJBranca, visto que nem sempre tive, tenho ou terei disponibilidade de acompanhar todos os escalões, mas no entanto faço-o com a plena convicção de estar com a minha parca opinião de sentido critico-objectiva e construtiva, estar a contribuir para ajudar a melhorar cada vez mais o trabalho, que melhora de ano para ano, que se faz diáriamente no nosso clube.
O ano de 2007, quer queiramos reconhecer ou não, será um marco histórico pela negativa para o clube pela extinção do escalão que mais titulos até agora proporcionou ao clube, o escalão feminino. Decisão esta, que quanto a mim pecou pela tardia tomada de posição por parte do clube, tal era o pouco interesse, vontade e demais dificuldades em angariar recursos humanos que pudessem fazer jus ao bom nome angariado ao longo de bastantes anos neste sector. o Ano 2007 marca também o ponto de viragem e a aposta definitiva no escalão masculino, onde cada vez mais se aposta, e com sucesso, em ter o clube nos mais altos escalões nacionais. Fazendo agora uma breve apreciação aos escalões, começo a minha crónica de forma hierarquica.

Bambis e Minis Masculinos - O pulmão do clube e o sector, na minha optica, que precisa de mais recursos para fazer face ás dificuldades impostas por outras modalidades mais mediáticas, em especial o Futsal, que nos veio criar enormes dificuldades na angariação dos indespensáveis recursos humanos. O bom trabalho ao longo do Ano até agora realizado pelo incansável Prof.Tadeu Roma, coadjugado pelo atleta sénior, Pauleta, não estava a ser suficiente para arcar com tamanha responsabilidade e a entrada do Prof.Gonçalo Melo, que até aqui foi o responsável pelo sector feminino, veio de certa forma ajudar a revitalizar os escalões, cujos objectivos passam inevitávelmente por aumentar a quantidade e a qualidade nestes escalões, que são extremamente essenciais para o bom funcionamento e a garantia de um futuro risonho para o clube.

Infantis Masculinos - O ano da confirmação do excelente trabalho desenvolvido pelo Prof.Tadeu Roma, e que culminou com a cereja no topo do bolo, ao conseguirem, se não estou em erro, no 1º Titulo de Campeões Regionais no sector masculino. Apesar de tudo, ressalvo pela negativa o facto deste extraordinário feito dos nossos jovens, ter sido colocado de margem e relegado para 2º plano, por parte da nossa entidade máxima, a Associação de Andebol de Aveiro, visto que este foi o unico escalão do distrito a não ter as merecidas honras desportivas por parte da entidade oficial da região. Apesar dessa contrariedade o clube continuou com o seu trabalho, e a participação pela 1ªvez no nacional da categoria foi o prémio justo e merecido deste escalão. A sua participação embora satisfatória, podia ter sido melhor, mas a inxperiência nestas andanças faz a diferença nesta fase étária. Actualmente o escalão, que sofreu uma grande restruturação e embora não chegue ao patamar evidenciado na 1ª metade do Ano, segue os prosupostos previstos e a pouco e pouco vai evidenciando as suas melhorias.

Iniciados Masculinos - Depois de uma fraca prestação na 1ªfase do nacional da categoria, os nossos iniciados fizeram pela vida e começaram bem o Ano, garantindo a manutenção no escalão maior com a execução do pleno, vitórias em todos os jogos, na fase do tudo ou nada. Esta época a formação melhorou sensivélmente a sua prestação na 1ª fase que ainda decorre, mas mesmo assim, ficou muito aquém do que se esperava dela. Esperemos e faço votos, para que neste Novo Ano, a equipa consiga novamente a manutenção no escalão maior da categoria.

Juvenis Masculinos - Depois do falhanço do principal objectivo traçado no inicio da época de 2006, participação no nacional maior (1ªDivisão), os nosso juvenis tiveram uma época para esquecer, com prestações muito abaixo das suas reais capacidades. A participação no nacional secundário,foi como que o mal menor desta equipa, que continuou a não conseguir explanar as suas capacidades, mas a perseverança e intolerância por parte do seu treinador, Paulo Gomes, veio dar os seus frutos nesta nova época. Época esta também de viragem na sua organização, o chamado Ano Zero, para escalonamento fixo das equipas que vão participar na próxima época no Nacional da 1ªDivisão. A excelente campanha protagonizada esta época, pelos nossos juvenis, claramente o escalão surpresa deste final de Ano, cuja confirmação é já na próxima jornada, dia 5 janeiro, naquele que se pode considerar como o "jogo da època" frente ao Boavista FC. Há que dar mérito, não só aos atletas, como também á sua equipa técnica, Paulo Gomes e prof.Tadeu Roma, que se encontram desta forma em posição bastante preveligiada para colocarem mais um escalão na prova maior, depois de já o terem feito pelo Iniciados há 2/3 anos atrás. Bem hajam, e que 2008 continue a ser o corolário do excelente trabalho desenvolvido por estes técnicos no nosso clube.

Juniores Masculinos - O escalão mais problemático do clube, e o que soma continuas desilusões, ano após ano, e infelizmente este ano não fugiu á regra. Apesar de ser o escalão de formação, a meu ver, independentemente de ser um dos seus técnicos, com as melhores individualidades no sector da formação e o que mais garantias se previa dar no reforço da formação sénior, os nossos juniores estão muito aquém do que se esperava deles. O falhanço no acesso ao Nacional da 2ª Divisão, em Dezembro de 2006, condicionou todo o nosso trabalho ao longo deste Ano, cuja equipa continua a fraquezar, sempre na hora da verdade, nunca conseguindo dar o tal salto que nós, equipa técnica, ambicionamos e que diferencia as equipas de top. Nesta época apesar de todas as dificuldades que sabiamos ter com a entrada dos nossos jovens nas Universidades, cerca de 50% da equipa, não é mesmo assim a meu ver, justificação para a má época até agora realizada nestes três ultimos meses. Há que tentar levantar a cabeça, e novamente recomeçar tudo de novo, preparando neste Novo Ano a equipa para a próxima temporada.

Seniores Masculinos - O melhor Ano de sempre do clube neste século, conseguindo mesmo suplantar o ano de reinicio do escalão. Depois do titulo de vicecampeões Nacionais da 3ªDivisão Nacional, no seu ano de estreia, o técnico Prof.Pedro Magalhães consegue ano após ano ultrapassar todas as previsões mais optimistas que se previa para este escalão. As excelentes prestações protagonizadas, na 1ªmetade do Ano, principalmente na Taça de Portugal e na Taça Presidente da Republica, com a eliminação sómente a acontecer ás portas das respectivas Finais-Four, levaram o bom nome do Clube a todos os cantos do País. Relativamente á prestação no nacional da 2ºDivisão, embora não se tenha conseguido o sonho da conquista de um titulo nacional, a prestação na prova foi excelente a todos os nivéis. Apesar das eliminações prematuras, esta época, nas provas que nos deram algum prestigio e respeito, começamos
e acabamos o Ano 2007 na condição de lideres, e esperemos que 2008 nos permita lutar novamente pelo sonho da obtenção do titulo nacional, por mais dificil que seja a sua obtenção, mas pelo menos demonstra a qualidade andebolistica que existe, nesta bela e pequena terriola chamada de Branca, onde só é pena a modalidade ainda não ter o mediatismo que existe na região, relativamente a outras modalidades.

Bem hajam todos os meus amigos, colegas e demais leitores deste simples blog.

A todos os clubes, simpatizantes e directores um Bom Ano de 2008 e que consigam todos os vossos sonhos, desde que não sejam em prejuizo do meu Clube, Jobra-AJBranca.

Crónica de Luis Freitas (técnico dos juniores da Jobra)

Sem comentários:

Enviar um comentário