terça-feira, 29 de julho de 2008

Andebol/Europeu Universitário - 4º Lugar para AEISMAI (Masc) e Universidade do Porto (Fem)

Sonho do título da AEISMAI cai nas meias-finais do Europeu de Andebol Universitário disputado em NIS (Sérvia).

Apesar das elevadas aspirações portuguesas, a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI) não conseguiu chegar à final do europeu. Os maiatos trouxeram para Portugal um 4º lugar. O mesmo posto foi alcançado pela representante feminina, a equipa da Universidade do Porto.

O sonho era conquistar o título de campeão europeu, mas a poderosa equipa da Universidade de Liubliana deitou por terra o desejo dos atletas da Associação de Estudantes do ISMAI. Nas meias-finais os portugueses perderam com os eslovenos por 30-20 e passaram a integrar o quadro de disputa dos 3º e 4º lugares.

Já desmotivados, os atletas entraram em campo para defrontar a formação da German Sport University Cologne. Os alemães foram mais fortes e bateram a equipa portuguesa por uma vantagem de dois golos, 24-22 foi o resultado que deu a Portugal o 4º lugar no campeonato.

António Eliseu, responsável desportivo do ISMAI, considera positiva a participação da equipa maiata. “Fazemos uma avaliação positiva, mas podíamos ter feito melhor. Queríamos chegar à final, mas a equipa que encontrámos nas meias-finais, e que foi a vencedora do europeu, era muito forte”, analisa António Eliseu.

Relativamente ao jogo que ordenou os 3º e 4º classificados, o responsável desportivo não tem dúvidas quanto aos motivos da derrota portuguesa: “Entrámos em campo bastante tristes por não termos ido à final e a desmotivação traiu-nos um pouco. Além disso, os árbitros também não nos ajudaram muito”, critica.

Apesar do sonho maiato não ter sido alcançado, os jogadores trouxeram dois prémios. André Caldas, ponta esquerda que actua no Águas Santas, arrecadou o troféu de melhor marcador da prova. A AEISMAI foi considerada pela organização a formação equipa com o melhor espírito universitário. António Eliseu sublinha que os troféus “são motivos de orgulho para o ISMAI”.

No sector feminino, as atletas da Universidade do Porto fizeram melhor que no anterior europeu.

O objectivo era superar o 5º lugar, conseguido na prova europeia do ano passado. As jogadoras da Universidade do Porto regressaram a Portugal com o sentimento de dever cumprido, depois do 4º posto obtido na Sérvia.

Depois de terem sido afastadas da luta pelo título, a formação da Universidade do Porto lutou pelo bronze frente à equipa da Universidade de Almería. As espanholas bateram as jogadoras portuguesas por 23-18. Com esta derrota, a Universidade do Porto teve de se contentar com o 4º lugar.

Na bagagem, as atletas do Porto trouxeram ainda o prémio “Fair-play”. “É a primeira vez que ganhamos este prémio e é um orgulho. Os europeus universitários também se fazem do ambiente e do convívio entre os estudantes e esta distinção é muito importante para a nossa equipa”, diz Miguel Monteiro, do gabinete de Desporto da Universidade do Porto.

Depois de acompanhar a equipa no Europeu de Andebol, Miguel Monteiro não tem dúvidas em afirmar que a formação portuguesa deu o seu melhor. “Fizemos um bom torneio, mas havia duas equipas com um nível muito superior. A equipa da Sérvia e a polaca não nos deram hipóteses”, afirma.

Apesar de terem ficado de fora do pódio, as portuguesas causaram boa impressão na prova académica. “Em termos físicos as nossas atletas são muito baixas e, apesar disso, conseguimos ter um bom desempenho, a nível táctico, defensivo e em termos de velocidade também. Todos nos deram os parabéns”, realça Miguel Monteiro.

Classificação Final Feminino:
01. University of Vincent Pol, Lublin (POL)
02. University of Nis (SRB)
03. University of Almeria (ESP)
04. University of Porto (POR)
05. University of Kragujevac (SRB)
06. Friedrch Alexander University, Erlangen Nurnberg (GER)

Classificação Final Masculinos:
01. University of Ljubljana (SLO)
02. Gazi University (TUR)
03. German Sport University Cologne (GER)
04. ISMAI Maia Higher Institute University (POR)
05. INSA National science Institute Lyon (FRA)
06. University of Nis (SRB)
07. University of Hamburg (GER)
08. Technical University of Radom (POL)
09. University of Rijeka (CRO)
10. University of Belgrade (SRB)
11. Ankara University (TUR)
12. University of Alicante (ESP)
13. Donetsk National Technical University (UKR)
14. Maastricht University (NED)
15. University of Cyprus (CYP)

No próximo ano a organização do Europeu Universitário de Andebol estará a cargo dos eslovenos de Liubliana.

Fonte: Canal UP
Veja aqui todos os
resultados da prova

Sem comentários:

Enviar um comentário