domingo, 6 de dezembro de 2009

Andebol – Mundial da China – Preliminares - 1ªdia

mundial-china O XIX Women's World Championship na China começou com duas pequenas surpresas no grupo A em Wuxi, com a França, ex-Campeã do Mundo de 2007 e Alemanha, medalha de bronze a perderem os seus jogos inaugurais. A anfitriã China ganhou o seu primeiro jogo, e este foi um dia histórico para as selecções da Tailândia e Chile, que tiveram o seu “baptismo” em jogos do WCh que terminaram como seria de esperar com derrotas claras.

O Brasil deu ao Mundo o 1º sinal de surpresa neste Campeonato do Mundo ao vencer, surpreendentemente a França na estréia em Wuxi. Foi um jogo renhido ao longo dos 60 minutos, com a formação Pan-americana apresentando um forte desempenho no primeiro tempo ( 13-9 ao intervalo). Os europeus melhoraram após o intervalo, mas no final o seu esforço não foi o suficiente. "Nossa forte defesa foi a base para esse sucesso", disse treinador do Brasil, o dinamarquês Morten Soubak. O técnico francês Olivier Krumbholz ficou bastante desapontado, "a minha equipa não mostrou agressividade, quer na defesa quer ofensivamente".

A equipa sueca necessitou de 35 minutos para "chegar" a este torneio, antes de assumirem de forma clara a vitória no jogo. Nessa altura o jogo estava empatado 12:12, o que constituia uma enorme surpresa, especialmente na formação africana do Congo que só teve um dia de preparação para esta partida. Assim, o treinador sueco Per Johansson, elogiou o adversário: "Sob estas circunstâncias, o desempenho foi brilhante. A minha equipa jogou melhor após o intervalo, mas não estou satisfeito”. O treinador do Congo aceitou a derrota de uma forma bastante descontraída: "Este jogo foi um bom desempenho e uma boa preparação para o Campeonato Africano, em Fevereiro. "

A finalizar este Grupo, os espectadores em Wuxi, viram um jogo altamente dramático neste 1ºdia: O jogo entre a Dinamarca e a Alemanha que só foi decidido sobre o apito final, apesar da  Dinamarca ter uma vantagem confortável, 15:10 ao intervalo. No 2ºtempo, a Alemanha virou completamente o jogo, empatou e saiu em vantagem com um saldo de três gols a oito minutos do fim, graças aos nove gols da lateral Franziska Mietzner. Mas, depois do marcador acusar 26:23 para a Alemanha, a Dinamarca assumiu novamente o comando do jogo, e no último segundo a alema Müller Susann perdeu a opurtunidade de empara o jogo ao acertar na trave. "É tão triste", desabafou o treinador alemão Rainer Osmann : "Nós não tirámos proveito da nossa melhoria. Um empate teria sido merecido ". Treinador dinamarquês Jan Pytlick partilha desta opinião: " Estávamos completamente no fundo, e a vitória foi um milagre. "

Para Angola, o jogo inaugural foi um bom teste para os próximos jogos, para a Austrália era o desfecho esperado, derrota clara. Mas o técnico da Austrália Katsuhito Kinoshita pronunciou-se sobre a sua equipa da seguinte forma "A nossa equipa está cá no Mundial. Temos uma equipa muito jovem e o nosso objectivo era de marcar alguns gols, foi o que fizemos."

O treinador de Angola,o nosso conhecido  Paulo Pereira ficou muito contente com a diferença dos 30 gols no final, mas ele disse: "O próximo jogo contra a Ucrânia será totalmente diferente. Temos de nos preparar muito bem. Se nós controlarmos as nossas emoções, nós provavelmente podemos vencer novamente. "

Como o Chile no grupo D, o outro estreante a Tailândia foi derrotada sem piedade, nesta sua primeira partida em um WCH. O jogo foi decidido no 1ºtempo, quando a Áustria já vencia com uma margem de 17 gols. Assim, em jeito de balanço final, depois de uma derrota por uma diferença de 41 gols, o treinador da Tailândia Klaus Boge disse: "A diferença é muito grande. Elas são mais altas e mais experientes. Nós somos pequenas, por isso vamos nos concentrar na defesa. Nós tentamos o nosso melhor para ter um bom jogo”. A Áustria poderia relaxar-se, mas manteve-se a jogar de forma concentrada até ao fim, tal como o treinador Herbert Müller comentou:" Estamos satisfeitos com o jogo. É importante vencer e jogar de forma concentrada ao longo de todo o torneio. Nós também somos uma equipa jovem e temos uma chance de chegar à fase principal. "

Ninguém sabe, o treinador russo Jewgeny Trefilow disse no vestiário durante o intervalo, mas a “reprimenda” ajudou a sua equipa a melhorar completamente no 2ºtempo, especialmente na defesa. Após o equilibrio durante os primeiros 30 minutos (11:12), a Ucrânia marcou apenas oito gols no 2ºtempo - e para as russas foi uma boa vitória. Graças a habitual especialista Nadesha Mouraewjewa, que marcou três gols importantes após o intervalo, o campeão do mundo dominou o jogo por completo, desde o início do 2ºtempo. A Rússia acelerou de 14:11 para 24:14 e decidiu a partida aos 45 minutos. A GR Inna Suslina teve um excelente desempenho, com 23 defesas.

Em seu primeiro jogo de estreia num World Championship, o Chile naõ teve a menor hipotése contra um dos favoritos do torneio. "Você viu a grande diferença entre jogadoras amadoras e profissionais", disse no final o treinador do Chile Alejandro Gutierrez. As romenas assumiram a liderança desde muito cedo, mas o técnico Radu Voina não ficou satisfeito com o desempenho inicial das suas atletas: "Nós mostramos alguns nervos no início, mas depois melhorámos." Depois dos 19 minutos, a diferença já era de 10 gols pela primeira vez, no final, foram 34 gols. "Estou muito feliz com o resultado inequívoco",  disse Voina, e a lateral romena Ionela Stanca (10 gols), acrescentou: "Nosso objectivo era fazer um bom jogo, e nós fizemos."

A Campeã Olímpica, Noruega teve um bom início neste torneio, mas a jovem equipa japonesa mostrou muito espírito de luta. A treinadora Kyungyoung Hwang ficou satisfeita com o desempenho da sua equipa e disse: "A Noruega foi claramente superior, mas vamos lutar de novo no próximo jogo."

A Noruega perdeu várias oportunidades no início, com o Japão, graças aos golos da Akie Uegaki a manter-se por perto. Pouco antes do intervalo, a Noruega aumentou a vantagem, e decidiu a partida com a obtenção de 7 gols consecutivos, com o resultado de 22:10. "Foi muito bom, como grande parte das jogadoras nunca jogaram antes contra o Japão, foi uma experiência positiva. A primeira partida num torneio é sempre difícil de jogar, por isso estamos contentes de ter estes dois pontos ", disse o assistente técnico da Noruega Mia Hermansson . Goleadoras da sua equipa foram Herrem e Riegelhuth com sete gols cada, Uegaki marcou oito gols para o Japão.

A Tunísia mostrou um desempenho muito forte, mas após os 60 minutos, a  Hungria averbou os dois pontos. Especialmente no início o time da África do Norte jogou com uma defesa forte fisicamente, e a Hungria teve que lutar muito. Após o intervalo a diferença não foi tão grande como seria de esperar por um longo tempo. "Jogamos contra uma boa equipa", disse o treinador húngaro Eszter Matefi : "E toda primeira partida em um torneio é emocionante. Quando as minhas atletas acalmaram, nós reduzimos o número de erros. Estou satisfeito com o resultado. "  O treinador tunisino Fatih Cherif mudou sua equipa em várias posições e deu tempo de jogo ás suas atletas: "Elas jogaram bem, tal como toda a equipa o fez. Estamos a construir uma equipa para o futuro. Se não tivéssemos perdido muitas oportunidades antes do intervalo, nós poderíamos ter ter discutido até ao fim contra esta forte equipa húngara.”

A Coréia teve alguns problemas no primeiro tempo do primeiro duelo da Ásia, mas depois do intervalo, os coreanos decidiram o jogo muito cedo, graças ao seu rápido andebol , quando o Kazaquistão reduziu a velocidade de jogo. A hora decisiva do jogo foi depois dos 39 minutos, a Coréia teve uma série de 8:0, especialmente por contra-ataques, e ampliou a diferença para 30:16. Neste momento, a resistência do Kazaquistão foi quebrada e a Coréia acelerou.  O treinador coreano Lee Jaeyoung elogiou o adversário: "Kazaquistão jogou muito melhor do que esperávamos."

A Espanha começou bem no torneio, mas Costa do Marfim teve o melhor início de jogo e liderou até o placar de 7:6. Em seguida, os ibéricos, que começaram muito nervosas, viraram a página e estenderam o seu jogo através de uma defesa forte no segundo tempo. Depois do intervalo as africanas perderam seus poderes, e a Espanha invadiu-os com sucessivos contra-ataques. Para o treinador espanhol Dvenas de Galarza o início foi ok, mas: "O início de um torneio é sempre difícil para nós, porque os nossos jogadores estavam muito nervosos no primeiro jogo. Nós não defendemos muito bem no primeiro tempo, mas fizemos correcções muito boas no segundo tempo, e nosso guardião esteve muito bem.” Thiery Vincent, treinador da Costa do Marfim, ficou satisfeito com os primeiros dois terços da partida, “Durante os primeiros 40 minutos, jogámos muito bem, mas perdemos o jogo durante os últimos 20 minutos."

Perfeito para o início deste XIX Campeonato do Mundo de andebol Feminino, comemorado pelos espectadores: Mesmo antes do intervalo, a equipa chinesa foi sempre superior contra a Argentina, e aumentou a vantagem da diferença de 6 gols ao intervalo para os 9 no fim, graças á eficácia das laterais Li e Wei (cada seis gols).

Sem comentários:

Enviar um comentário