Artigo da autoria de Tiago Ferreira Nunes, antigo atleta, campeão de juniores e vice-campeão o ano passado pelos juniores do CF Belenenses.
Começou a praticar a modalidade nos infantis do Almada e depois foi para o Belenenses atrás de um sonho que agora considera como “falso”.
Deixou este ano de jogar porque teve a noção que o dito sonho afinal não era como lhe tinham dito, e sente amargura por ter fechado as portas ao Benfica e ao Sporting para acabar de morrer no sonho falso.
Panorama actual do Clube Futebol “Os” Belenenses.
- O Sonho Falso
- A Direcção
- Departamento Clínico
As verdades tem que ser ditas, e as pessoas tem que perceber que aquele Belenenses que foi durante anos, actualmente anda adiar o seu fim por meros anos.
1) O Sonho Falso
O Belenenses foi considerado uma escola de formação do País. Mas faço uma pergunta: Quantos jogadores formados no Belenenses, jogadores que começaram no Belenenses, estão na ribalta?…
Resposta: Nelson Pina (Sporting da Horta), Bruno Moreira (Sporting)
A verdade é que a Direcção vende um sonho falso aos jovens atletas. A Direcção chega aos jovens atletas e diz : “fica cá, tens mais hipóteses de jogar nos seniores”, qualquer jovem ao ouvir isto fica encantado, mas a verdade é que o Belenenses está muito mal financeiramente, porque se fosse como à uns 5anos atrás, os jovens como Belone, Rui Barreto, etc (não estou a tirar valor aos jovens que já provaram que tem) não estavam no seniores, estavam a jogar nos juniores. Á 6anos (+/-) o Belenenses quando ainda tinha algum suporte financeiro foi campeão de juniores com o Prof. Pedro Alvarez, nessa equipa eram muitos os jogadores de selecção e quantos chegaram a ribalta?? Zero!! Como é possível ?… Jovens atletas antes de caírem nesse “sonho falso” pensem bem no que querem ser e atingir de futuro na modalidade, nunca fechem portas, pensem bem.
2) A Direcção
Actualmente o andebol do Belenenses tem duas Gestões.
- A Direcção do Clube
- O Núcleo dos amigos do Andebol
O Núcleo dos amigos de andebol gere o andebol desde os bambis aos Juvenis, cobrando mensalidades a certos atletas, não a todos. O Núcleo na época 2010/11 assumiu certa parte das despesas dos juniores e seniores. O problema que este Núcleo tem é de certas pessoas que o gerem, pessoas que tiveram em antigas direcções do clube, e que agora viram este Núcleo como forma de voltar a “reconquistar as suas quintas” no clube. Estas pessoas prometem, prometem, mas quando chega a hora da verdade nunca aparecem ou tem o telemóvel ocupado e depois quando aparecem nos jogos, fazem o “jogo do empurra”, dizem sempre: “isso não é comigo é com aquele não comigo” e uma pessoa perde a cabeça com tanta gente pouco séria.
A Direcção do Clube Futebol “Os” Belenenses devia assumir todas as despesas, mas como não tem dinheiro nem um tostão mete nas modalidades fazendo com que as modalidades contraiam dividas, mas depois são os primeiros a exigir melhores resultados. Se não tem dinheiro cheguem ao pé dos directores das modalidades e digam que não tem possibilidades financeiras para tal, sempre é melhor que dizerem que pagam e as modalidades avançam a pensar que vão receber aquele dinheiro e depois ficam a “ver navios”.
É tudo uma questão de bom senso e de pessoas sérias.
3) Departamento Clínico
O Departamento Clínico actual é “ZERO”, não tem meios para recuperar os atletas lesionados. Os fisioterapeutas coitados, não são renumerados à muitos meses e depois estão limitados com os meios que tem, para recuperar uma lesão, por mais simples que seja.
Actualmente no Belenenses ter uma lesão pode significar o fim de uma carreira como atleta. Vejam por exemplo o caso de Pedro Delgado que se aleijou em inícios de Outubro e anda a espera de uma operação a uma hérnia discal, porque o Departamento Clínico não tem meios para o tratar sem recorrer a operação. O caso de Edgar Landim à espera de uma operação aos dois joelhos porque a recuperação foi mal feita e joga por amor à modalidade, mesmo com dores. O caso do João Pedro, que sofreu uma lesão no tendão do joelho direito e teve de ser o atleta a procurar o médico para o observar (utilizado o seu dinheiro nessa consulta), pois o clube prometia consulta mas nunca o dinheiro apareceu e ainda o tentaram empurrar para os cuidados da Federação por pertencer aos quadros da selecção Juniores “B”. O atleta esteve 2meses à espera da confirmação do tratamento, esta confirmação que nunca chegou, tendo este mesmo procurado a melhor solução.
Este 3casos que aqui falei são os mais sérios, porque atletas a jogarem com mazelas e todos rebentados està distribuído pelo escalões todos, jogam por amor à modalidade/camisola.
Esta noticia não é para deitar abaixo, o Clube Futebol “Os” Belenenses, mas sim para mostrar que aquele clube que todos sonhavam representar, está a adiar o seu fim prometendo mentiras e sonhos falsos a grandes atletas.
São verdades que poucos sabem e são iludidas pela actual Direcção.
Tiago Ferreira Nunes
Sem comentários:
Enviar um comentário