segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Andebol da Jobra cede á pressão da liderança

Análise aos jogos do Fim de Semana :

Pressão da liderança, transforma-se em Sábado Negro, com derrotas caseiras para as formações da Jobra-AJBranca, em Juvenis e Seniores Masculinos.

Juvenis Masculinos,
Em jogo disputado este Sábado no Pavilhão Municipal da Branca, os juvenis da Jobra-AJ Branca cairam para o 3º lugar ao perderem 38-39 frente á formação do NA Penedono, em partida referente á 3ª jornada do Campeonato Nacional de Juvenis. Pior do que a queda na classificação, foi a oportunidade desperdiçada pelos nossos jovens, em acumular preciosos pontos, contra um adversário directo na luta pelo apuramento directo á 1ª Divisão.
Pela expectativa criada em redor deste jogo, os poucos espectadores que se deslocaram ao Municipal da Branca, assistiram a um mau jogo de andebol, onde nem sempre um resultado dilatado, é sinónimo de espectáculo ou de um bom jogo. Tratou-se no entanto, de um jogo típico do escalão etário, onde a palavra “defesa” não constou nos compêndios andebolisticos de ambas as formações. A formação da Jobra-AJBranca que até começou bem a partida, dominando por completo nos primeiros minutos de jogo, conseguiu ter algum ascendente, 16-13 aos 20 minutos de jogo, mas não soube aproveitar a momentânea desorientação que se instalou nesse período na formação do NA Penedono. Formação esta que só não se afundou por completo, devido ao desempenho do seu atleta, Mário Ferreira (19 golos), o melhor em campo, que transportou e assumiu por sua conta, todas as despesas da equipa. Nos minutos finais da 1ª Parte, a formação da casa, eclipsou-se totalmente, permitindo a reviravolta no jogo, recolhendo aos balneários com um resultado negativo de 19-21.
No 2º tempo, a formação caseira bem tentou correr atrás do prejuizo, mas a fraca, ou mais concretamente, nula atitude defensiva, dinamitou por completo toda a possibilidade de reviravolta. A formação adversária, sempre comandada pelo seu armador, Mário Ferreira, a pouco e pouco conseguiu por em prática o seu contra-ataque, chegando a ter uma vantagem máxima de 6 golos, 29-35 á entrada dos 5 minutos finais, controlando o resultado e o jogo a seu belo prazer. A formação da casa, num acto de desespero, e mudando o seu inexistente sistema defensivo, para a aplicação da marcação individual, quase conseguia o milagre de um resultado positivo, mas o mal já estava feito e o tempo de recuperação já era escasso. Embora de forma tangencial, a vitória acabou por sorrir á formação do NA Penedono que assim destronou a Jobra-AJBranca da liderança, obrigando-os a cair para o 3º lugar.
Derrota esta que castiga, a forma como os nossos jovens encararam este jogo. Esperemos, e façamos votos, para que estes pontos perdidos, sejam recuperáveis nos próximos confrontos para se poder ainda alimentar o sonho de alcançar a tão almejada 1ª Divisão.

Seniores Masculinos,
Em jogo referente á 7ª jornada da 1ª Fase Zona Centro da 2ª Divisão de Andebol, a equipa da Jobra-AJ Branca perdeu em casa frente ao lider, AC Lamego, por números deveras surpreendentes 26-30.
Quem se deslocou ao Municipal da Branca, assistiu a um excelente jogo de andebol, mas em que a nossa equipa não conseguiu impor o seu jogo, perdendo justamente frente a uma excelente e surpreendente equipa do AC Lamego, que justificou o porquê de ser o actual líder da Zona Centro da 2ª Divisão Nacional.
Surpresa essa que foi maior, atendendo ao facto da nossa equipa até ter entrado bastante bem no encontro, e nos minutos iniciais fácilmente ter chegado a obter um parcial de 4-0. Sol de pouca dura, porque incompreensivelmente a formação da Jobra-AJBranca, com inesperadas e demasiadas falhas técnicas, permitiu a reacção da formação visitante que rápidamente respondeu á entrada inicial, com a obtenção de 3 golos sem resposta. Depois de uma periodo de enorme equilibrio, a formação da Branca, repôs novamente a diferença (10-6), não por evidentes melhorias na explanação do seu jogo, mas sim, graças á excelente exibição do seu GR Filipe, com soberbas intervenções. Filipe, bem tentou incentivar e catapultar os seus colegas, que sem razão aparente claudicaram novamente em situação preveligiada de vantagem. Há que dar mérito também á formação adversária, que sempre acreditou e lutou pelos seus objectivos, dificultando ao máximo o desempenho da formação caseira e assim conseguiu novamente equilibrar o jogo, chegando a obter a igualdade a 13 golos com que se finalizou a 1ª parte.
No inicio da 2ª Parte, a formação da Jobra-AJBranca manteve um ligeiro ascendente no jogo, mas o equílibrio foi o ponto dominante com alternâncias minimas no marcador até aos 12 minutos, altura em que o resultado se cifrava numa igualdade a 20 golos. A partir daqui, inverteram-se os papéis, sobressaindo a excelente prestação do GR do AC Lamego, Humberto Ferreira, com excelentes intervenções, algumas delas extraordinárias, que catapultou e transfigurou toda a sua equipa por completo. Após se terem colocado em vantagem no marcador, passaram a dominar por completo todo o jogo, chegando mesmo a ter uma vantagem de 6 golos, 22-28, gerindo depois o resultado que se cifrou nos 26-30 finais.
Vitória justa da melhor formação em campo, o AC Lamego, que assim manteve o comando da prova, e um castigo para a formação da Branca, que com esta derrota desce para o 4º lugar. De negativo, o facto de não se compreender, a inconstância e o nervosismo que se apodera da equipa em situações de clara vantagem frente a equipas do seu nível.
Realço, e dou aqui os meus parabéns, também á claque do AC Lamego, pelo seu comportamento cívico e humano, apesar do enorme barulho e apoio que fizeram e do qual não estamos habituados. Provaram que mesmo em terreno alheio, se pode fazer festa e dar largas á sua alegria, sem causar atritos com os locais. Um exemplo a seguir, que infelizmente nem sempre é uma realidade por esses pavilhões fora.

Infantis Masculinos
Não vi este jogo, referente á 1ª Jornada do Campeonato Nacional e disputado em S.Bernardo, mas atendendo á razia que houve neste escalão, a derrota já era um resultado previsivél. No entanto, não esperava era que fosse por tão larga margem, 11-36. Enfim, sinal de que há muito trabalho a se fazer nestes jovens atletas. Mãos á obra, Prof.Gonçalo!!

1 comentário:

  1. Parabens à equipa do Jobra-AJBranca, pela sua qualidade de andebol e pelo seu civismo com que defrontou a nossa equipa.
    tem um excelente guarda-redes e uma equipa que merecia estar mais alta na classificação.

    ResponderEliminar