terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Andebol Can2008 - Arranque do 18º Campeonato das Nações Africanas

18ºCampeonato das Nações Africanas em Andebol Senior

Selecções Femininas arrancam hoje.

A selecção nacional sénior feminina de andebol, Angola, defronta hoje, no Pavilhão da Cidadela, em Luanda, a Argélia na primeira partida do Grupo A do Campeonato Africano das Nações, a disputar-se de 08 a 17 deste mês em Angola.
As angolanas, detentoras do título africano, são favoritas no encontro inaugural, embora as argelinas se mostrem ambiciosas em tentar impedir a festa das “poderosas” anfitriãs, que entram em cena para confirmar o nono troféu e o primeiro em casa. Antes desse desafio, jogam Congo e Gabão, às 10 horas. A partir desta noite, a equipa nacional, que habituou os amantes do andebol exibições de grande nível em África e no mundo, tem a oportunidade de mostrar a força e capacidade competitiva para ultrapassar os adversários, pelo que o grau de responsabilidade e exigência serão maiores devido ao duplo compromisso que a prova representa.
Em jogo estará não só o apuramento aos Jogos de Pequim em Setembro próximo, na China, embora nesse evento Angola tenha uma segunda hipótese em função do sétimo lugar no Mundial de França (caso perca o ouro tem uma liguilha com selecções de outros continentes para lutar pelo “passe asiático”) como também a reafirmação da hegemonia em África.
Depois da apresentação “oficial” na capital do país, o “sete” nacional cumprirá o resto da etapa inicial do Grupo A em Benguela, onde é aguardado pelo público local. Nesta cidade, Jerónimo Neto e suas pupilas defrontarão, no Pavilhão Acácias Rubras, as selecções do Congo (sexta-feira) e do Gabão (sábado).
Segundo os moldes de disputa, os dois primeiros de cada série apuram-se para as meias-finais da competição mais importante no continente berço e que reúne as 16 melhores nações em andebol em ambos os sexos, num sistema cruzado (1A x 2B; 1B x 2B).
O Grupo B, com sede no Huambo, arranca sexta-feira, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, com os jogos Cote d´Ivoire-RD Congo (16h) e Tunísia-Camarões (20h).

Seniores Masculinos arrancam amanhã.

As selecções masculinas de andebol de Angola e da Tunísia apresentam-se como as candidatas à passagem para a fase seguinte do Grupo A (em Cabinda) do 18º Africano da modalidade, a disputar-se em cinco cidades do país a partir de hoje até 17 deste mês.
Os tunisinos, campeões em título, estão receosos nesta campanha, devido ao factor casa dos angolanos e ainda a rivalidade existente entre ambas as selecções.
Angola não guarda boas recordações em partidas com os seus principais adversários da série preliminar, muito por culpa do afastamento do “sete” nacional da final de 2006 em Túnis. Na prova disputada em Janeiro de 2006, na Tunísia, a equipa nacional perdeu para a anfitriã por 21-36 e consequentemente foi eliminada de estar na final, tendo sido relegada para a discussão do terceiro e quarto lugares. Com base nisso, Beto Ferreira e pupilos só pensam na “desforra”, embora saibam que os forasteiros são superiores em vários aspectos. Exceptuando a presença tunisina em Cabinda, o conjunto nacional tem “caminho aberto” para garantir a segunda vaga de acesso às meias-finais, porém terá de ultrapassar os Camarões e Cote d’Ivoire, nono e sétimo classificados da última edição do evento. Há dois anos, Angola bateu os ivoirienses por convincentes 34-26.
No Lubango, sede do grupo B, só a Nigéria parece condenada a ficar na lanterna vermelha, já que os demais conjuntos (Egipto, Marrocos e Argélia) constituem a “nata” do andebol masculino africano e “brigam” em cada edição pelo título continental.
Os faraós, vice-campeões africanos, terão como adversários directos os marroquinos, medalha de bronze na Tunísia, em 2006, embora os argelinos também tenham uma palavra a dizer, em função do objectivo declarado de melhorar o quinto posto do campeonato transacto.
Os nigerianos pouco influentes nesta modalidade ocuparam o décimo lugar há dois anos e nesta prova pretendem subir alguns degraus na tabela.
Fonte : Angolapress

Sem comentários:

Enviar um comentário