sábado, 15 de março de 2008

Andebol - Entrevista ao JN do melhor andebolista Nacional de sempre - Carlos Resende

"Vejo a importância dos êxitos por aquilo a que dão direito"

Entrevista de Sónia Cristina Santos
Com um valor inquestionável como jogador, Carlos Resende, de 36 anos, é ainda hoje uma referência do andebol nacional e internacional. Desde a época passada que optou por ser treinador do plantel sénior F.C. Porto e, recentemente, enriqueceu o seu invejável currículo com a conquista da Taça da Liga. O segundo título como técnico dos dragões.


Carlos Resende, treinador de andebol do F. C. Porto, desvaloriza um pouco a conquista da Taça da Liga, que em termos práticos não dá mais aos dragões do que "prestígio". De olhos postos no futuro, Resende, admite que os azuis e brancos já estão a trabalhar para atingir o principal objectivo que é serem campeões nacionais. Acredita que nos play-offs vamos encontrar um F. C. Porto "ao seu melhor nível", se o azar não lhes bater à porta....

JNA conquista da Taça da Liga é o segundo título como treinador. O que representa este título?
Carlos ResendeSe fosse possível quantificar em termos percentuais o significado desta Taça, atribuíria 55 % ao Campeonato da Liga, 30% à Taça de Portugal e o restante à Taça da Liga. O nosso objectivo era bastante claro, passava por ganhar os três troféus e, de facto, vencemos o primeiro, mas também foi ao encontro daquilo que traçamos como meta. Não foi nada de extraordinário. Continuamos a lutar pelos outros dois.

Após ter ganho a Taça da Liga, disse que "os jogadores não fizeram mais que a sua obrigação. É também uma "obrigação" vencer o campeonato?
A ideia que pretendi transmitir foi que quando se traça um objectivo no início da época e ele é conseguido, ganhar é perfeitamente normal. Negativo é quando não se atinge esse mesmo objectivo. Um facto anormal é quando uma equipa não traça ser campeã nacional e acaba por sê-lo.

Mas, não se pode retirar valor ao êxito?
É óbvio que não se pode banalizar, porque é óptimo ganhar. Temos um objectivo a cumprir e, é nesse sentido, que trabalhamos todos os dias.

No entanto, o peso dos títulos é certamente diferente?
Um título é sempre um título. Vejo a importância dos êxitos por aquilo a que dão direito. Ou seja, por vencer um campeonato,o clube tem direito ao apuramento para a Liga dos Campeões, ou pelo menos, face à nossa posição internacional a uma pré-qualificação para a Liga dos Campeões. A Taça de Portugal dá-nos a presença na Taça das Taças, enquanto que a Taça da Liga não nos dá nada, a não ser prestígio.

Como foi o percurso até chegar à final da prova?
Admito que o Sporting teve um percurso mais difícil em termos teóricos. Eliminou o Benfica, Belenenses e ABC. Pelo facto do Sporting ter conseguido estas eliminações, a nossa vitória demonstra a qualidade do andebol praticado pelo F. C. Porto na final.Também dá mais força à nossa conquista.

Sente evolução na equipa?
Às vezes, um resultado positivo para um negativo resume-se a um golo independente da qualidade teórica que apontamos a uma equipa. No entanto, considero que o F. C. Porto tem apresentado uma consistência maior.

Que F. C. Porto vamos encontrar nos play-offs?
Vamos com certeza encontrar o melhor F. C. Porto, só espero que não tenhamos o mesmo azar que no ano passado. Vai haver agora um Estágio da Selecção o que para nós ébastante danoso porque vamos ter seis atletas. Espero que não tenhamos a falta de sorte do ano passado que veio um atleta lesionado. Vamos ter um F.C. Porto ao mais alto nível.

1 comentário:

  1. Grande Entrevista Parabéns a este espaço.
    Grande Carlos Resende grande Andebolista sem dúvida.

    Onde Todos Desportos Pontuam!!!
    www.jornalsodesporto.pt.vu ou www.jornalsodesporto.com/forum
    http://blog-jornalsodesporto.blogspot.com/
    www.jornalsodesporto.com/site

    ResponderEliminar