segunda-feira, 30 de março de 2009

Andebol 2009/2010- Propostas aprovadas em reunião extraordinária da FPA

Decorreu, no passado Sábado no Hotel Tivoli Tejo no Parque das Nações, a Assembleia-Geral Extraordinária da FAP, que tinha como pontos de referência a alteração das seguintes provas para a época 2009/2010 : PO.09-Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores Femininos, PO.06-Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Juvenis Masculinos, bem como a abertura de espaço para a possível realização de um Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores Masculinos, sob a égide da FAP, envolvendo as equipas da Liga.

Todas as propostas da FAP foram aprovadas na generalidade, merecendo consenso alargado, ficando assim a divergência entregue a questões de pormenor.

Desta forma, para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores Masculinos, onde foram aprovadas duas propostas, uma alternativa de outra. A primeira prevê a realização de um campeonato único, que englobe as nove equipas da Liga, mais os três primeiros classificados da actual PO.01. Para que esta se torne realidade, necessita agora da rectificação da Liga.

Vai ser criada uma Comissão composta por elementos da FAP e da Liga, para analisar esta possibilidade. Esta proposta contou com os votos favoráveis da maioria das Associações, bem como da Liga. Apenas as Associações de Braga, Aveiro e Madeira votaram contra, não por discordarem do conteúdo da mesma, mas sim por defenderem outra similar. Caso esta não tenha viabilidade disputar-se-á a PO.01 nos moldes actuais.

Na PO.09-Campeonato Nacional da 1ª Divisão Seniores Femininos, foi aprovada, para a próxima época, um campeonato com 17/18 equipas (as que reúnirem condições para participar), divididas em duas zonas, apurando as quatro primeiras classificadas de cada zona para a fase final. Esta proposta apenas teve a discordância da Associação do Algarve.

Na PO.06-Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Juvenis Masculinos, a principal alteração prende-se com a realização do campeonato em três zonas, abandonando o modelo actual de duas zonas.

Segundo as informações que consegui recolher da referida reunião, estas foram as propostas aprovadas. Mais desenvolvimentos serão posteriormente aqui prostados.

Sem comentários:

Enviar um comentário