quinta-feira, 5 de março de 2009

Andebol - Análise Técnica sobre a vitória do FC Porto na Fase Regular da Liga LPA

Entrevista em exclusivo para o blog "BiBó PoRtO,carago!.." de três antigos técnicos do FC Porto que analisam, a vitória Portista na fase regular da Liga Portuguesa de Andebol.

*Jorge Rodrigues
O FC Porto foi um justo vencedor desta fase por ter sido a equipa mais regular e em que os jovens da equipa se afirmaram e contribuíram bastante para a dinâmica imposta no ritmo de jogo praticado. Destaco Hugo Laurentino que cada vez mais se vem afirmando como um dos guarda redes mais completos nacionais, o que não é novidade para mim, Filipe Mota que vem jogando mais e melhor nas funções em que pode produzir um melhor rendimento das suas qualidades, Wilson Davyes um jovem que tem umas qualidades espantosas para esta modalidade, que joga em qualquer posição e que vai ser um caso sério e que pela sua valia não deve demorar muito a sair para melhores palcos, o regresso de Álvaro Rodrigues que reapareceu muito bem e numa boa altura para ajudar o Carlos a consolidar a posição da frente nesta fase. Apenas uma ressalva para fases de apatia que abala a equipa podendo em jogos mais decisivos como o play-off, causar danos difíceis de recuperar.

Das equipas anunciadas para a fase final as minhas equipas favoritas são o defensor do título, o SL Benfica, que tem de melhorar a inconstância exibicional e em que o José António, que mostrou o seu valor como treinador (português) a quem os experts já tinham enterrado mesmo antes de começar, tem uma tarefa nada fácil para executar, mas que pode ser contornada pelos valores individuais que tem com jogadores bastante competitivos, como recentemente demonstrou na Taça da Liga; o FC Porto se conseguir elevar o nível já demonstrado pois os rivais vão aparecer mais fortes uns, por jogadores valiosos que podem recuperar de lesões, outros por motivação extra devido a prestações positivas efectuadas nesta fase; o ABC pela qualidade e homogeneidade do seu plantel em que os mais jovens com mais tempo de utilização, uns por lesões de colegas, outros por evolução e mais valia nos postos específicos, tornaram a equipa mais poderosa no seu todo, com maior leque de soluções e sobretudo mais rápida, confirmando o belo futuro de jovens como Fábio que pode ser um caso sério não só cá dentro, José Rolo, Tiago Pereira, Bruno e ainda tem o Fábio Vidrago na calha. Mas será uma fase em que quem jogar melhor fora de casa vai ter muitas vantagens pois ficou demonstrado que qualquer equipa pode vencer outra.A grande desilusão até agora pelas expectativas criadas foi o Sp. da Horta de quem se esperava outro tipo de resultados.


*António Cunha
O FC Porto foi o vencedor da primeira fase com todo o mérito face ao empenhamento de todos os intervenientes directa e indirectamente no processo, sendo uma equipa com um bom Director (José Magalhães), bom treinador (Carlos Resende) e um conjunto de jogadores que são reconhecidos na modalidade pelo seu empenhamento no treino e no jogo e quando em representação da selecção nacional, fácil de constatar, no entanto destaco que mesmo assim não foi fácil o caminho percorrido e a importância que pode ter caso o FCP chegue a final do Play-Off e que terá a possibilidade do 3º ou 5º jogo ser jogado em casa e logo no novo Pavilhão do Dragão, tema sobre o qual aproveito para saudar o Nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e seus Vice Presidentes, pela dedicação às Modalidades de Alta Competição que tantas alegrias têm dado à massa associativa. Os títulos e taças conquistadas são uma consequência dessa motivação e talento para jogar ou apoiar o jogo ao seu mais alto nível, se tiverem duvidas, é só visitarem a Sala de troféus do Clube ou os registos das respectivas Federações Nacionais. Eu, pessoalmente, fico admirado com a regularidade dos resultados desportivos alcançados, fruto do talento dos jogadores e das boas práticas estratégicas do Carlos Resende, as minhas felicitações a todos. Seria ouro sobre azul no ano do novo Pavilhão do Dragão que as modalidades mais representativas do Clube, hóquei em Patins, Andebol e Basquetebol, conseguissem neste ano da inauguração, caso fosse possível, o título ou a taça de Portugal, para mais tarde recordar. Neste momento, desportivamente positivo para o Clube, é bom recordar os fantásticos e desumanos sacrifícios que todas as modalidades tiveram que fazer para continuarem a honrar o passado brilhante que se verificou no velhinho Campo da Constituição que hoje é uma bela obra de Arte para o futebol de base, o antigo pavilhão Dr. Américo de Sá e o pavilhão de treinos. Foram heróicos todos os que tiveram que palmilhar milhares de kms para continuarem a ganhar e representar muito bem o nosso Clube. Finalmente, a massa associativa, que se vai rever de novo nas novas instalações e confraternizar em sua casa as vitórias e também algumas derrotas que fazem parte do Desporto.

Sobre os candidatos ao título, tenho pouco jeito para adivinhar, embora o campeão seja quase sempre o melhor de todos os que participaram na competição, com mais sorte ou azar, o valor, mérito e motivação vêm sempre ao de cima. Acontece que nem todas as equipas dispõem dos mesmos orçamentos, meios de treino e apoio da sua massa associativa. Pode depender de pormenores que nos escapam neste momento, mas aqui vai o meu palpite:

Considero que a equipa que ficar na primeira fase em primeiro lugar (FC Porto), tem a vantagem de disputar o 3º ou 5º jogo em casa e neste caso o FCP já no seu novo Pavilhão tem vantagens acrescidas, mas a sorte do jogo pode mudar o rumo natural dos acontecimentos. A final do Play off pode ser entre o FCP-ABC ou FCP-SLB no caso dos resultados durante o play off se confirmarem. A melhor defesa tem vantagens nos jogos importantes, porque é sempre mais fácil destruir que construir um ataque eficaz. Considero também que o melhor guarda-redes vai decidir muita coisa no jogo do título, recordo que o Carlos Ferreira do ABC decidiu 4 títulos em representação do FCP e do ABC nas últimas épocas. O treinador mais tranquilo e seguro no banco, nas decisões a tomar, será um peça importante para orientar algum desnorte dos jogadores e nesta área quase todos os treinadores têm pouca experiência como titulares e o mais experiente é o treinador do ABC, Jorge Rito. O público e a arbitragem têm também a sua importância, mas se tudo correr dentro da normalidade os protagonistas no Desporto são os jogadores e treinadores. As lesões, castigos, imponderáveis, ou até um dia mau num jogo, podem ditar a viragem das expectativas noutra direcção. Para um bom campeonato, atenção aos horários e jogos na SportTV a horas convenientes assim como às nomeações dos melhores árbitros ou os mais capazes para os jogos de dificuldade prevista. Face ao exposto e por intuição, palpite, e o factor casa do Pavilhão do Dragão (1º lugar na fase regular) considero que a equipa do FC Porto poderá ter mais chances em atingir o título.

*Paulo Pereira
Antes de mais gostaria de felicitar a equipa do Futebol Clube do Porto, por já ter garantido o 1º lugar na fase regular. Sabemos da importância desse factor, embora não seja uma garantia de para atingir a vitória no Play-off.

Parece-me que este campeonato vai ser igualmente duro para qualquer das equipas que aspiram à vitória final, até porque sabemos que são vários os clubes que poderão chegar à conquista do título. Creio que F.C.Porto, S.L.Benfica e A.B.C. são neste momento as equipas melhor posicionadas para vencer, embora existam equipas que pelo seu potencial e outros factores possam alterar esta projecção como o Belenenses, o Madeira ou mesmo o S.C.Portugal. À distância, satisfaz-me sentir que existem indícios de uma melhoria ao nível da conjugação de esforços que necessariamente poderão conduzir a um Andebol mais forte, não só a nível interno como externo. Faço votos para que assim seja e desejo que a competitividade exista e perdure de forma saudável no sentido de tornar o Andebol em Portugal num produto realmente vendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário