quinta-feira, 19 de março de 2009

Jobra Conservatorio - Docente do CMJ Carlos Marques, vai ao concerto "A Imensidão do Céu" em Itália


O compositor e professor Carlos Marques, docente no Conservatório de Musica da Jobra, vai estar presente no Domingo dia 22 Março 2009, em Besana, Itália, no Palácio E. Perego (Centro Desportivo Municipal) no habitual concerto de abertura da temporada musical de 2009, do Corpo Musical S. Cecilia, num concerto denominado de "A Imensidão do Céu".
A organização pretende que o autor – que também foi convidado para orientar uma canção no concerto de domingo - seja o protagonista de uma reunião na sede da banda, na Via Manzoni, no Sábado, dia 21 Março de 14:30 às 16:30, com uma tarde dedicada à sua arte: o professor vai falar sobre suas composições e a música tradicional Portuguesa.

Quem é Carlos Marques?
Carlos Marques nasceu em Pessegueiro do Vouga em 1973. Estudou Trompete no Conservatório de Música de Aveiro.

Após estudar Composição, Teoria Musical, História da Música, Acústica e Trompete no Exército, ingressou na Orquestra Ligeira do Exército, onde foi, durante 9 anos e com o posto de Primeiro Sargento Músico, trompetista e arranjador. Estudou Piano e Harmonia de Jazz com Paulo Pinto e Paulo Gomes. Estudou direcção com Robert Houlihan, Vasco Pierce de Azevedo e António Vassalo Lourenço. Teve aulas de direcção coral na Universidade de Aveiro com Marina Krilova. Estudou Teoria e Formação Musical com Vasco Negreiros.

É licenciado em Teoria e Formação Musical pela Universidade de Aveiro.

Frequenta a licenciatura em direcção de Banda, Fanfare Band e Brass Band com Alex Schillings na Royal Conservatory of Music of The Hague, na Holanda.
Participou no “British Size conducting”, na Universidade de Gröningen, na Holanda, tendo trabalhado com Tijmen Botma, Nigel Clarke, Garry Cutt, Tom van Noord, Francis Pieters e Josef Suilen e com as bandas Koninklijk Militaire Kapel “Johan Willem Friso”, Brassband De Bazuin e Frysk Jeudg Fanfare Orkest.

Desempenha funções docentes no Conservatório de Música da Jobra – cuja orquestra também dirige - e na Licenciatura em Música no Instituto Piaget, em Viseu.

Dirigiu a Banda de Música de Anadia. É maestro da Banda Amizade e da Amizade Big Band. É director artístico e co-fundador dos estágios para instrumentistas de sopro “Verão Amizade”.

Tem dirigido, como convidado, diversas bandas portuguesas e holandesas.

Com a Banda Amizade ganhou, em 2006, o 3º prémio da 1ª secção do CIBM (Valência, Espanha) e, em 2007, o 3º prémio no Concurso Internacional Villa d’Alginet (Espanha).

Como compositor tem cerca de 100 peças, entre originais e arranjos, na sua maioria gravadas por algumas das melhores bandas do país. É regularmente convidado a escrever para diversos agrupamentos de música de câmara, bandas e big-bands.

Por convite dos próprios, tem escrito diversas peças para Sérgio Carolino, Adélio Carneiro, Jeffrey Davis, etc.. Participou, como orquestrador, no 36º Festival RTP da Canção.

Diversas composições suas têm sido escolhidas como obras de execução obrigatória em Concursos de Bandas em diversos países da Europa.

Desde 2004 é editado pela editora holandesa Molenaar Edition Music Publishers.

Tem participado como júri em vários concursos (quer de instrumentistas a solo quer de concursos dirigidos a grupos) e como conferencista em diversos eventos. Tem orientado masterclasses em diversas bandas.

Veja aqui a noticia original no “il Cittadino

Sem comentários:

Enviar um comentário