quarta-feira, 11 de maio de 2011

Andebol – Carlos Galambas após 25 anos de actividade anuncia final de carreira na modalidade

Carlos Galambas faz parte da geração de ouro do andebol português, tendo representado o CF Belenenses, o ABC de Braga, o Madeira SAD e o Sporting CP 

De forma emocionado, Carlos Galambas anunciou esta terça-feira o final da sua carreira de 25 anos de andebolista. No auditório Artur Agostinho, no estádio de Alvalade, o atleta lembrou o seu percurso, agradeceu a colegas, treinadores e família, sempre com alguma dificuldade pelas lágrimas que não conseguiu conter.

Sente que «ainda podia fazer mais um ano» no clube do coração, o Sporting, onde esteve uma época e meia, mas preferiu, aos 36 anos, dar lugar aos mais novos e fez questão de os indicar: Bruno Moreira e Carlos Siqueira, jovens pivots. Referiu, também, que mais do que os títulos conquistados – e não foram poucos – guarda como melhores momentos as pessoas que conheceu.

Carlos Galambas era o último resistente de uma geração de ouro, comandada por Alexander Donner, o Magno, como lhe chama, que deu o ‘pontapé de saída’ para o crescimento da modalidade em Portugal, como Carlos Resende, Paulo Faria, Filipe Cruz, Ricardo Andorinho, Eduardo Filipe ou Álvaro Martins. Foi a primeira selecção a conseguir chegar a uma fase final de um Mundial (Japão 97), onde conseguiram o 19º lugar. Carlos Galambas 'amealhou' 216 internacionalizações.

O último troféu venceu-o com a camisola do Sporting, a época passada, com a conquista da Taça Challenge, primeiro troféu internacional do clube e da modalidade em Portugal.

Depois de ter começado no Mafra, em 1986, Carlos Galambas deixa o andebol, embora o desejo passe por continuar ligado à modalidade. Sobre isso, ainda não levanta muito o véu, dizendo apenas que «há alguns convites». No entanto, ainda vai actuar nos dois últimos jogos para o campeonato. O último jogo de Carlos Galambas está marcado para daqui a 15 dias, ante o Benfica, encontro que marca a última jornada da Fase Final do Nacional de Andebol. «E que melhor forma de encerrar se não com um dérbi?».

Reportagem de Inês Henriques do Sapodesporto

Sem comentários:

Enviar um comentário