domingo, 13 de setembro de 2009

Andebol - Paulo Faria ambiciona ser Seleccionador Nacional

Paulo Faria: "Ambiciono ser seleccionador nacional"


Revelação surpreendente do treinador do Sporting, na véspera de se estrear no campeonato em que os leões querem voltar aos títulos. Hoje há jogo no Dragão.


O arranque do Campeonato Nacional de Andebol – com uma nova designação após a extinta Liga - começa este fim-de-semana. Nada melhor que um escaldante duelo que entre FC.Porto e Sporting, no Dragão Caixa. O treinador leonino, Paulo Faria, traça ao SCN o seu ponto de vista sobre inúmeras questões e revela, quiçá, uma confissão surpreendente.


Apesar de visitar ao FC Porto na primeira jornada, e receber na seguinte o SL Benfica, o calendário não tira o sono ao jovem técnico dos leões. “Naturalmente preferia medir forças numa outra fase da prova, porque neste momento o Sporting é a equipa mais nova e, como tal, precisa de algum tempo para se formar”, confessa, acrescentando que “independentemente dos resultados, o Sporting, o Porto e o Benfica vão continuar a lutar e a serem candidatos ao título.”


O Sporting é das equipas que mais se reforçou, com objectivo claro de conquistar o ceptro de campeão que foge ao clube de Alvalade há algumas temporadas. O emblema com maior e melhor currículo a nível nacional está ciente das inúmeras dificuldades para lograr tal demanda. A recessão económica que atravessa transversalmente todos os quadrantes não atemoriza o timoneiro, mas revela-se sensível. “A crise é real, nós tivemos que adequar o investimento em jogadores experientes com jovens promessas sem entrar em loucuras. Fomos acusados de encetar contratações dispendiosas mas no final vamos ver quem tem razão”, refere-se criticando alguns treinadores que acusaram os leões de uma política despesista.

Paulo Faria não considera a fasquia demasiada elevada tendo em conta os pergaminhos da agremiação que defende e a total confiança na sua equipa. “A nossa ambição é que todos os intervenientes da modalidade reparem no nosso valor sem querer fugir à responsabilidade de sermos campeões já esta época, e se possível, sem nunca esquecer o futuro assente na formação”, refuta com seguridade.


Um trajecto irrepreensível como jogador - onde se contabilizam mais de 150 internalizações ao serviço da selecção das quinas -, inúmeras vezes campeão nacional, Taças e Supertaças de Portugal e Vice-campeão europeu por clubes (ABC), confere ao bracarense, a consagração de ter sido um dos mais sucedidos andebolistas portugueses. Naturalmente, o jovem técnico de 37 anos, sente na pele as previsíveis comparações. “Não é fácil igualar o que consegui como jogador mas o objectivo é alcançar, e quem sabe, ultrapassar o que consegui como atleta.Não escondo que quero vencer provas para um dia chegar a seleccionador nacional”, revela com convicção.


Consciente do papel de jogador ser bem mais fácil que o de comandar homens, sabe no entanto, a importância de o atleta entender qual é o seu lugar, de forma a lidar com o ego de cada um.“Cada vez mais gosto de ser treinador e já não trocava de lugar se me fosse possível”, explica.


Adverso aos novos moldes da Federação Portuguesa de Andebol para esta época, contudo sente-se disponível para um trabalho em parceria no intuito de melhorar alguns pontos que discorda. “O play-off torna para mim a competição muito interessante”, recorda.


Polémicas à parte, remete-se para a luta titânica com os seus principais opositores sem nunca descurar as demais equipas, apesar de não acreditar em nenhum “outsider”. Não são estas que ganham campeonatos mas podem ser preponderante na caminhada do ambicionado título. Que os jogos comecem!

PERFIL
Data de Nascimento: 15 de Maio de 1972
Naturalidade: Braga


Formação Académica
Licenciado em Educação Fisica


Equipas como Jogador:
ABC (15 épocas)
Sporting (5 épocas)
Águas Santas (3 épocas)


Principais títulos:
Vice-campeão Europeu 1993/94 pelo ABC
6 Títulos Nacionais- ABC(5)- Sporting (1)
7 Taças de Portugal - ABC(5) - Sporting (2)
3 Supertaças - ABC (3)
1 Título nacional de Juniores - ABC
2 Títulos nacionais de Juvenis - ABC


Internacionalizações - 156
Equipas como treinador - 3 anos no Águas Santas


Fonte : SCN

Sem comentários:

Enviar um comentário