terça-feira, 3 de novembro de 2009

Andebol Internacional – Treinador Gunnar Prokop suspenso de toda a actividade da EHF

logo-ehf Numa rápida resposta por parte da EHF, cá no nosso burgo isto iria de certeza arrastar-se, e na sequência do jogo da Liga dos Campeões Feminina entre as austriacas do Hypo Niederösterreich e as francesas do Handebol Metz, jogado em Südstadt no passado dia 29 de Outubro, a “placagem” a uma atleta adversária a 4 segundos do final do jogo anulando o respectivo contra-ataque por parte do Treinador do Hypo Niederösterreich, o Sr. Gunnar Prokop, o Comitê Executivo do Conselho Europeu Handball Federation já decidiu suspender o respectivo treinador de todas as suas funções de agente (treinador) da EHF.

Esta decisão é válida até que o caso tenha sido definitivamente decidido pelo tribunal competente da EHF e é justificada pela necessidade de assegurar um comportamento adequado por parte de todos os agentes da EHF, em qualquer momento.

Para aqueles que porventura, possam ainda não estar a par do acontecimento, deixo-vos o respectivo video…

3 comentários:

  1. A decisão rápida e celere, mas no plano desportivo não houve sanção ou repetição do jogo, recordo que estavam empatadas as equipas.
    As vezes o crime compensa?
    Um exemlo a reverpara todos os treinadores no activo.

    ResponderEliminar
  2. 16:13 - Andebol
    Técnico Gunnar Prokop suspenso por três anos após placar atleta

    O treinador da equipa feminina do clube austríaco Niederosterreich, Gunnar Prokop, foi suspenso por três anos na sequência de uma placagem a uma atleta adversária, anunciou hoje a Federação Europeia de Andebol (EHF).

    A conduta antidesportiva de Gunnar Prokop ocorreu nos derradeiros segundos do encontro com as francesas do Metz, da Liga dos Campeões, quando o treinador entrou em campo para travar um contra-ataque com o marcador em 27-27.

    O técnico austríaco, que já venceu a Liga dos Campeões por oito vezes, pediu desculpas terça-feira "à equipa, ao adversário e ao mundo do desporto" pela sua irreflectida atitude, momentos antes de renunciar ao cargo.

    O Niederosterreich foi punido com a perda do ponto conquistado fente ao Metz e a multa de 30 mil euros. O treinador Gunnar Prokop, suspenso de toda a actividade, vai ter que pagar 45 mil euros de multa.

    ResponderEliminar
  3. Melhor do século caiu em desgraça

    A Federação Europeia de Andebol (EHF) teve mão pesada na hora de sancionar Gunnar Prokop, treinador da equipa austríaca Niederösterreich acusado de conduta antidesportiva no jogo da Liga dos Campeões contra as francesas do Metz. O treinador e presidente do comité europeu de competições femininas foi suspenso por três anos, impedido de alguma vez voltar a exercer qualquer cargo na EHF e multado em 45 mil euros, enquantro a sua equipa foi penalizada com a subtracção de um ponto no Grupo B e uma multa de 30 mil euros. Gunnar Prokop, de 69 anos, entrou em campo nos segundos finais do encontro Niederösterreich-Metz, obstruindo uma acção de contra-ataque de Svetlana Ognjenovic que poderia dar a vitória à formação francesa. Após o incidente, e o jogo a terminar com um empate (27-27), Prokop pediu desculpa à equipa adversária, demitiu-se do cargo de treinador e explicou-se com "uma reacção emocional". Gunnar Prokop disse ainda: "Vou procurar abordar esta situação com um psicólogo". O técnico austríaco eleito "Treinador" do Século" pela EHF, em 2007, venceu já oito vezes a Liga dos Campeões feminina, mas parece terminar agora da pior maneira uma carreira recheada de sucesso: Iniciou-se no desporto como treinador de Liese Sykora (pentatlo), com quem acabou por casar, mas foi no andebol, a partir de 1972, que se revelou um vencedor. Impulsivo, os seus conflitos com a arbitragem são conhecidos.

    ResponderEliminar