sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Andebol Universitário – AA Universidade Minho vence 1ºTorneio de Apuramento

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) consolidou o seu favoritismo no andebol masculino universitário, conquistando o I Torneio de Apuramento (TA) da modalidade realizado em sua casa, ao vencer na final a Associação Académica de Coimbra (AAC), por 18-15. Por sua vez, o andebol feminino não conseguiu apagar a má imagem do ano passado e ficou-se pela fase de grupos.


Minhotos voltam a ascender ao primeiro lugar do pódio. Foto: Paulo Paulos

Foi com naturalidade que os pupilos de Gabriel Oliveira chegaram à final. Em três jogos realizados, outras tantas vitórias e tudo indicava para um triunfo confortável, quando ao apito inicial do árbitro, a AAC se apresentava com apenas cinco jogadores de campo.

A AAUM começou bem a partida e foi-se adiantando no marcador com a conversão de contra-ataques rápidos em golos. Por seu lado, a AAC ia respondendo com as armas que tinha ao seu dispor e apostava nos remates fortes dos seus jogadores para não deixarem os bracarenses se distanciarem.

Uma vantagem cómoda, ao intervalo, permitia ao técnico minhoto fazer rodar alguns dos seus atletas no segundo tempo e experimentar novas tácticas. Estas alterações trouxeram novo alento aos conimbricenses, uma vez que os constantes erros dos jogadores da casa permitiram uma aproximação no marcador. O guarda-redes da AAUM nada conseguia fazer perante a enorme passividade dos seus companheiros e consentiu vários golos consecutivos já na recta final, o que deixou o resultado a apenas três golos de distância. 


Atletas da AAUM voaram mais alto que os adversários. Foto: Paulo Paulos

No final da partida, o treinador Gabriel Oliveira estava satisfeito com a vitória no I TA, mas não com algumas exibições: “O primeiro objectivo foi cumprido, mas a falta de modéstia da minha equipa permitiu que houvesse resultados tão equilibrados.” Tal como já havia dito Miguel Sarmento, o técnico não deixou de salientar “a falta de alguns jogadores”, frisando de igual modo a importância que estes TA’s têm para os novos atletas. “Estes torneios servem para experimentar os novos jogadores, bem como novas tácticas. Através deles temos também a possibilidade de estudar os adversários para a fase final”, concluiu o técnico minhoto.

UP vence competição feminina

No andebol feminino as coisas foram bem diferentes e a AAUM não conseguiu sequer passar do primeiro dia de prova. Logo a abrir o TA, uma derrota perante o Instituto Politécnico do Porto (IPP), por 4-23, evidenciou as fragilidades das minhotas, que apesar de beneficiar da falta de comparência da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), não conseguiram continuar em prova. A grande vencedora foi a Universidade do Porto (UP), que na final derrotou a AAC, por 16-12.

Fonte : ComUM Online, Reportagem de Pedro Nogueira 19/11/09

Sem comentários:

Enviar um comentário