terça-feira, 11 de novembro de 2008

Andebol - Crónica do Jobra - Ac.Coimbra


Empate com sabor amargo, que penaliza a fraca produção ofensiva por parte da Jobra-AJBranca, mas atendendo ás circunstâncias do jogo, é um resultado aceitável e justo, face ao bom poder de finalização e dominio exercido pela A.Ac.Coimbra ao longo de quase todo o jogo.

1ª Parte - Finalização e Intranquilidade ditam desvantagem.
A formação da Jobra-AJBranca, entrou decidida a mandar no jogo, impondo um ritmo forte e fácilmente chegou aos 2-0 nos minutos iniciais. Deslumbrados por tamanhas facilidades, os nossos atletas não souberam aproveitar o nervosismo da formação adversária, e inexplicávelmente começaram a falhar remates sem oposição, demonstrando demasiada ansiedade no ataque. Facto este bem aproveitado pela formação academista, que com o passar do tempo, foi ganhando confiança. A partir dos 15 minutos de jogo, tomou as rédeas do jogo, esplanando o seu Andebol bem acente numa constante troca de de bola e de posições por parte dos seus atletas e com um alto indice de finalização. A formação da Jobra-AJBranca nos 10 minutos finais, andou perdida no campo com constantes perdas de bola, tendo finalizado neste periodo de tempo, sómente por uma vez, indo para os balneários com uma desvantagem de três golos, 7-10 ao intervalo

2.ª Parte – Explosão de Ricardo Dias, garante empate final
Após o intervalo, a formação de Coimbra entrou melhor no jogo e com dois golos de entrada, parecia ter o jogo na mão, mas os atletas da Jobra-AJBranca feridos no seu orgulho arregaçaram as mangas e num ápice fizeram 4 golos sem resposta, equilibrando o marcador em 11-12 á passagem dos 7 minutos. Pensando ter o jogo na mão, a formação da Jobra-AJBranca, claudicou novamente na finalização, tornando a repetir os erros cometidos no 1º tempo, com erros de finalização e percas de bola inadmissivéis. Perante tamanha benesse, o adversário não se fez rogado, e demonstrando novamente o seu alto indice de finalização, aplicou um parcial de 5:0 em pouco mais de cinco minutos de jogo, aumentando a vantagem para 11-17 por volta dos 12/13 minutos de jogo. O “Time-Out” solicitado pelo técnico Francisco Dias, e a mudança táctica defensiva para 4+2, deu os seus frutos, com a formação da Jobra-AJBranca a obrigar o adversário a cometer constantes perdas de bola, fruto da sua maior agressividade defensiva, ressurgindo no jogo o veloz ponta Ricardo Dias – autor de 8 golos – que com o seu grito de revolta, catapultou toda a equipa para uma ponta final de grande nivel e emoção. Os minutos finais foram dramáticos e polémicos com a formação da Jobra-AJBranca a marcar o golo do empate a “talvez” 5 segundos do fim, pelo ponta João Teixeira. Digo “talvez”, porque inexplicavélmente o oficial de mesa, Pedro Pinho, nos três minutos finais alegou avaria no marcador electrónico, o que se provou no final não ser verdade, passando o tempo a ser cronometrado manualmente.
Verdade seja dita, não foi por esse motivo que a vitória não sorriu á nossa formação, mas sim fruto dos nossos erros ao longo do jogo, e podemos dar-nos por contentes com a igualdade, que por si só, já foi um resultado bastante injusto e penalizador para a formação da A.Ac.Coimbra, face ao que fez durante a partida.

Notas positivas : a reacção da equipa nos minutos finais, com maior destaque para a excelente exibição do ponta Ricardo Dias, o melhor marcador do encontro com 8 golos, apesar da sua infelicidade ao não concretizar um livre de 7 metros com o resultado em 23-23.
Pela negativa : a actuação infeliz do oficial de mesa, Pedro Pinho, com o caso da avaria do marcador, e também pelo facto de negar constantemente informar-nos o tempo de jogo, nomeadamente na entrada de um atleta nosso excluido temporáriamente numa altura extremamente importante na procura da igualdade. Enfim são erros que acontecem, mas penso que as novas tecnologias (computador), um meio rápido e util, vieram aumentar ainda mais as dificuldades de quem trabalha na mesa e não tenha ainda o traquejo suficiente para saber lidar com estas situações.


Ficha do Jogo:

Arbitros : Ricardo Guimarães e Pedro Silva da A.And.Braga

Jobra-AJBranca (24) - Filipe Silva , Francisco Silva (GR´s), Walter Fontes, Ricardo Dias (8), Joao Esteves (1), Rui Oliveira, Samuel Pinto, Paulo Gomes (1), Bruno Pinho (5), Bruno Oliveira, Pedro Amorim (4), Joao Teixeira (2) , Jose Ribeiro (3) e Felisberto Sa

Marcha do marcador : 2-3 (10 minutos), 6-7 (20 minutos), 7-10 (intervalo), 11-15 (40 minutos), 15-19 (50 minutos) e 24-24 (final)


Sem comentários:

Enviar um comentário