terça-feira, 18 de novembro de 2008

Jobra Andebol - Crónica Benavente - Jobra

A formação sénior da Jobra-AJBranca, no sábado, deslocou-se ao difícil Pavilhão de Benavente donde regressou ás vitórias, frente ao ADC Benavente (24-22) e garantiu a uma jornada do fim, o titulo de Campeão da 1ª volta da Zona Centro. Vitória bastante difícil de alcançar, num jogo técnicamente mal jogado de parte a parte, mas disputado com muita intensidade e bastante físico.

1ª Parte – Intranquilidade e finalização ditam superioridade adversária
Com o Pavilhão da Esc.Sec.de Benavente práticamente cheio de um público muito efusivo e ao lado da equipa da ADC Benavente, desde cedo a Jobra-AJBranca notou que o jogo não ia ser nada fácil e só com muita concentração e empenho seria possível um bom resultado. A formação da casa, tentando explorar o mau momento psicológico da Jobra-AJBranca, derivado dos últimos resultados menos positivos, desde cedo encarou o jogo como se de uma final se tratasse, impondo a sua força física e colectiva, e também como forma de demonstrar e justificar o porquê de serem uma equipa imbativel em casa. O jogo teve, desde o início, a tónica do equilíbrio, com a equipa da Jobra-AJBranca a demonstrar ser técnicamente melhor que a formação da casa, mas a não conseguir aproveitar esse facto, ao canalizar todo o seu jogo para a zona central, o melhor sector da ADC Benavente com as suas enormes torres, através de remates da 1ª linha ou de jogo interior para o seu pivot, voltando novamente a falhar no aspecto da finalização. A formação da ADC Benavente, apesar das suas limitações técnicas, soube usar e abusar da melhor forma o que de melhor tem, o seu poder físico, para aproveitar a intranquilidade e o nervosismo que se foi instalando na formação da Jobra-AJBranca. Os últimos 6/7 minutos da 1ª parte foram de inteiro domínio da formação caseira, que rematando quase sempre pela certa foi distânciando-se do marcador, para gláudio do imenso publico afecto aos da casa, não se estranhando de forma alguma a desvantagem de três golos (10-13) com que o líder da Zona Centro, a Jobra-AJBranca recolheu aos balneários.

2ª Parte – Início demolidor do líder, arrasa com resistência adversária
O início da segunda parte coincidiu com a melhor fase dos Jobrenses, que finalmente demonstraram o porquê da sua liderança. Após rectificação posicional e acerto táctico, a formação Jobrense através de uma maior agressividade defensiva, “abriu o livro” ao explorar e impor o seu jogo rápido a toda a largura do campo, que baralhou por completo a formação da ADC Benavente, com especial destaque para o alto índice de finalização dos pontas Ricardo Dias (7 golos) e Walter Fontes (4 golos) que elevaram a equipa para patamares mais condizentes com a sua condição de líder. Aplicando um parcial de 11-2 em sensivelmente 16 minutos de jogo, virando o marcador para 21-15 a seu favor, e após um “Time-Out” solicitado pela equipa adversária, a formação da Jobra-AJBranca como que eclipsou-se, deixando de jogar a toda a largura do campo e cometendo novamente os mesmos erros da primeira metade do jogo, permitindo desta forma uma forte reacção da formação adversária, que com o decorreu do tempo foi crescendo e reduzindo a desvantagem. Os minutos finais do jogo foram vividos com muita intensidade, por jogadores e público, acabando por prevalecer a maior experiência e qualidade técnica da Jobra-AJBranca, que tiveram de suar e sofrer a bom sofrer para garantirem a vitória, frente a uma formação que justificou o porquê da sua invencibilidade caseira.

Notas positivas para os desempenhos dos pontas Ricardo Dias e Walter Fontes, os melhores e uns autênticos dinâmos de uma equipa á procura de quebrar a malapata dos últimos resultados. Embora também sendo positiva a prestação do 1ª linha Bruno Pinho (6 golos) á que rever a sua apetência para discutir por tudo e por nada, provocando desconcentrações que podem ser prejudiciais tanto para ele como para a equipa.

Nota negativa para a fraca produção finalizadora, principalmente no 1º tempo, bem como o sofrimento gerado nos últimos minutos pela incapacidade em manter o seu bom nível exibicional, resultante de um bom jogo colectivo, e explorado a toda a largura do campo.

Ficha de jogo :

Árbitros : António Trinca e Tiago Monteiro da A.And. de Lisboa

Jobra-AJBranca (24) – Filipe Silva e Francisco Silva (GR´s) Walter Fontes (4), Paulo Gomes, Ricardo Almeida, João Esteves (2), João Teixeira, Samuel Pinto, Bruno Pinho (6), Bruno Campinos, Pedro Amorim (2), José Ribeiro (3), Ricardo Dias (7) e Felisberto Sá.


Marcha do Marcador : 4-4 (10 minutos), 8-9 (20 minutos), 10-13 (intervalo), 17-15 (40 minutos), 21-16 (50 minutos) e 24-22 (final)

Sem comentários:

Enviar um comentário