terça-feira, 4 de novembro de 2008

Jobra Andebol - Cronica do Ac.Viseu - Jobra

Deslocando-se a Viseu, no “Dia de Todos os Santos”, em jogo a contar para a 8ª jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Zona Centro, a formação sénior da Jobra-AJBranca não conseguiu manter a invencibilidade na prova, sucumbindo ao oitavo jogo mercê de uma fraca prestação defensiva, ao sair com uma pesada derrota por 25-32 em Terras de Viriato, aplicada pela formação local do Académico Viseu FC.

1ª Parte – Fraca prestação defensiva dita leis.
Tal como se previa na antevisão da jornada, a visita ao reduto do Académico Viseu FC não se antevia de nada fácil. Jogando em casa e sabendo da fulcral importância que este jogo tinha, a formação da casa entrou com todas as ganas no jogo, causando enormes dificuldades no sector defensivo da Jobra-AJBranca, que bem cedo demonstrou não estar nos seus dias, abrindo demasiadas brechas na sua zona central. Apesar desse défice defensivo, a formação da Jobra-AJBranca soube responder ao ímpeto inicial do adversário, mantendo um certo equilibrio ao jogo através da sua 1ª linha, chegando mesmo a ter vantagem no marcador á passagem dos 10 minutos, 5-4 favorável ás nossas cores. Sol de pouca dura esta vantagem, visto que num curto espaço de 5 minutos, o adversário explorando o desacerto defensivo da nossa formação, demonstrando uma eficácia ofensiva a todos os nivéis exemplar, executando um parcial de 6:0, obrigou o técnico Francisco Dias a solicitar um “Time-Out” a meio da 1ª parte, já com um resultado negativo de 5-10. Francisco Dias, numa tentativa de “pegar o jogo” mudou o sistema defensivo para 5+1, que acabou por não ter efeitos práticos, visto que o desacerto defensivo da sua equipa se manteve. A pouco e pouco o desnorte foi-se apoderando na formação da Jobra-AJBranca, que começou também a cometer sucessivos erros ofensivos, com a 1ªlinha a não conseguir desfeitear o guardião academista, Paulo Ferraz, o melhor em campo nesta partida. Com a vantagem adquirida o Académico Viseu FC fez "gato sapato" da nossa formação, que nunca encontrou forma de contrariar o seu jogo rápido e certeiro, e onde só a muito custo conseguiu recolher aos balneários com uma desvantagem de 7 golos. 9-16 era o resultado com se que finalizou a 1ªParte.


2ª Parte - Finalização dita derrota final
Disposta a virar o rumo dos acontecimentos, e procurando reagir á desvantagem no marcador a formação da Jobra-AJBranca entrou para a 2ªParte com outra atitude. Demonstrando confiança nas suas capacidades, os nossos atletas entregaram-se com alma ao jogo e denotando uma melhor agressividade defensiva, aos poucos foram crescendo no encontro, em contraste com um adversário a jogar tranquilo, tentando controlar o jogo e gerindo a vantagem. Com o acerto defensivo da Jobra-AJBranca, a formação caseira do Académico Viseu FC começou a cometer erros ofensivos, inexistentes até então, que foram bem aproveitados pela nossa formação para em rápidos contra-ataques reduzir a vantagem do marcador, que chegou a ser de 3 golos, 22-25 aos 21 minutos de jogo. Acreditando cada vez mais na possivel reviravolta, a nossa formação entregou o "Ouro ao Bandido", ao falhar na altura crucial um contra-ataque e logo de seguida um livre de sete metros, permitindo ao adversário respirar fundo ao finalizar as suas respectivas acções ofensivas, aumentando a vantagem para 5 golos. Correndo atrás prejuizo, Francisco Dias arrisca nos minutos finais na marcação H-H, mas a experiência e o traquejo dos homens de Viseu veio ao de cima, repondo novamente a vantagem de 7 golos, 25-32 com que se finalizou a partida.

As excelentes prestações e resultados até aqui averbados, nada faziam prever este desfecho, onde tudo nos saiu mal. Embora não fosse nosso desejo esse dia aconteceu aqui, mas tinhamos a noção que mais jornada menos jornada isso iria acontecer. Apesar da derrota, há que olhar em frente e ter a noção que continuamos a liderar a prova, embora a distância que nos separa dos nossos perseguidores tenha sido encurtada para 4 pontos. Que este "Dia dos Finados" não seja para esquecer, mas sim para uma breve reflexão interna. Que sirva de exemplo e um alerta a todos nós, de que ainda temos muito trabalho pela frente para conseguirmos atingir o nosso sonho. Sonho esse que passa pela qualificação para a Fase Final.

Ficha do jogo:
Árbitros : Marco Rocha e Sérgio Matos da A.And.Braga

Jobra-AJBranca (25) - Filipe Silva , Francisco Silva (GR´s), Walter Fontes (2), Ricardo Dias, Joao Esteves (4), Rui Oliveira (2), Samuel Pinto (1), Paulo Gomes (3), Bruno Pinho (2), Carlos Maia, Pedro Amorim (6), Joao Teixeira , Jose Ribeiro (5) e Felisberto Sa

Marcha do marcador : 5-4 (10 minutos), 7-12 (20 minutos), 9-16 (intervalo), 16-19 (40 minutos), 21-25 (50 minutos) e 25-32 (final)

Sem comentários:

Enviar um comentário