sexta-feira, 30 de maio de 2008

Andebol/Internacional - Qualificação para os Jogos Olimpicos 2008 na China


Sobre a supervisão da Fed. Internacional de Andebol (IHF) iniciam-se hoje os jogos dos Grupos de Qualificação Séniores Masculinos para os 2008 Olympic Games da China, que vão decorrer em Wroclaw (Polónia), em Paris (França) e em Zadar (Croácia) este fim de semana.

Os jogos da Fase de Grupos serão disputados durante 3 dias, 30 de Maio a 1 Junho 2008, e os dois primeiros classificados de cada Grupo irão qualificar-se para as Olimpíadas 2008.

6 Nações já estão apuradas directamente:
Pais Anfitrião: China
Campeão Mundial 2007: Alemanha
Campeão da Pan-América: Brasil
Campeão da Ásia: Coreia do Sul
Campeão da Europa : Dinamarca
Campeão de África: Egipto

Os outros 6 lugares serão atribuídos através da qualificação de 3 Grupos.
A constituição dos Grupos é como se segue:

Grupo 1 (Wroclaw, Polónia)
Islândia ( ISL)
Argentina (ARG)
Polónia (POL)
Suécia (SWE)

Análise: A anfitriâ Polónia é o grande favorita aqui, mas vai suar bem para bater uma renascida Suécia, logo no seu primeiro jogo. Assumindo-se a Polónia, restará um lugar a um país nórdico que se defrontarão no domingo. A Suécia venceu a Islândia 24-19, em Janeiro, no Campeonato Europeu e será favorita a fazê-lo novamente. Os suecos, no entanto, vão ser cautelosos, já que a Islândia venceu na Suécia 32-28 em Junho de 2006 para a qualificação do Campeonato do Mundo 2007, perdendo depois por 1 golo em casa, mas a Islândia impediu a Suécia de participar em Campeonatos do Mundo 2007.

Grupo 2 (Paris, França)
França (FRA)
Tunisia (TUN)
Espanha (ESP)
Noruega (NOR)

Análise: França e Espanha são os grandes favoritos aqui, mas não podemos desconfiar do potencial tunisino. Muitos de seus melhores jogadores jogam profissionalmente em França, e já existe há uma significativa população que vive no país. Domingo o Tunísia - Espanha pode muito bem ser importante para a atribuição do 2 º lugar.

Grupo 3 (Zadar, Croácia)
Russia (RUS)
Argélia (ALG)
Croácia (CRO)
Japão (JPN)

Análise: Aqui não há duvidas quanto aos apurados. Seria um momento épico e extraordinário se Argélia ou o Japão conseguissem colocar fora da prova, Croácia ou Russia.

Veja
aqui o calendário dos jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário