quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Andebol Mundial Sweden 2011 - Anàlise á 1ªFase

sweden2011

Resultados gerais da 1ª Fase:

image Grupo "A"

França e Espanha empatam entre si e dividem os pontos para a Main Round. A Alemanha depois de duas derrotas consecutivas carimbou o passaporte para a Main Round ao vencer a Tunísia, no jogo decisivo do Grupo A e o destaque desta ronda vai para o Bahrein que ao derrotar o Egipto venceu pela primeira vez na sua história um jogo do Campeonato Mundial de andebol.

Em termos globais neste grupo, não houve nada de surpreendente em termos classificativos, e em termos de resultados, além da histórica vitória do Bahrein merece alguma surpresa as vitória magras com que a Alemanha e Espanha venceram as equipas africanas, Egipto e Tunísia, respectivamente.

 image

image Grupo “B”
Há entrada da ultima ronda já estava decido quem passava á Main Round, Islândia, Hungria e Noruega. Os islandeses, que só tiveram resultado apertado contra os Austríacos, fizeram o pleno e são um dos mais fortes candidatos ás meias-finais.

Em termos de resultados, para além da surpreendente derrota da Áustria, a desilusão deste grupo, com o Japão. As dificuldades sentidas pelos Húngaros frente aos nipónicos, e a vitória pela margem mínima da Noruega sobre o Brasil também podem ser considerados resultados surpreendentes.

O Brasil de Javier Cuesta foi outra desilusão neste grupo. Depois da perda do titulo de campeões Pan-Americanos para a arqui-rival Argentina, o andebol brasileiro parece ter perdido a sua identidade. Actualmente existe uma enorme diferença inexplicável, ou talvez não, entre jogar em pavilhões nos grandes torneios internacionais e na praia, onde estão invictos. Quando se trata de brincar na praia, não à pau para ninguém, não é à toa que eles foram campeões mundiais no andebol de  Praia por duas vezes seguidas recentemente.

 image

Grupo "C"image

Como seria de esperar, mais três equipas europeias, apuradas para a Main Rond, a saber Dinamarca, Croácia e Sérvia. Tal como no grupo B, a Dinamarca fez o pleno e parte para a Main Rond com o máximo de pontos possiveis (4) ao dar uma lição de andebol ao vice-campeões mundiais, a Croácia. Surpreendentemente pode-se considerar que a desilusão deste grupo se chama Roménia, que perde o acesso à Main Round na surpreendente derrota com a Argélia.

Em termos de resultados, para além da derrota da Roménia com a Argélia, também o empate cedido pela Croácia frente à Sérvia é surpreendente, podendo vir a ter consequências para os Croatas em termos futuros na Main Round. Surpreendente também é a pesada derrota sofrida pela Sérvia ás mãos da Roménia.

Em termos classificativos para os sérvios não fará mossa, visto que o seu objectivo de certeza era conseguir ficar entre as 12 melhores equipas mundiais. Tal como já era de esperar, os cangurus da Austrália foram o bombo da festa neste grupo.

image

imageGrupo "D"

Veio do país da pampas, a maior surpresa deste Mundial que dá pelo nome de Argentina. Depois do escândalo provocado pela vitória dos sul-americanos frente aos anfitriões, hoje no jogo decisivo a Argentina conseguiu os três pontos contra o seu vizinho Chile para garantir desta forma, e pela 1ª vez, a sua primeira qualificação de sempre para o grupo das 12 melhores equipas, mandando "borda fora" a favorita Coreia do Sul. Surpreendente o percurso dos gaúchos neste Mundial, que despachou o Chile por 10 golos, vitórias por 5 contra a Suécia e Eslováquia,  empate contra a Coreia, e derrota por 1 contra a Polónia.
Apesar da derrota contra a Argentina, a Suécia que há entrada da ultima ronda já estava apurada para a Main Round, deu um ar da sua graça ao bater a Polónia, mas os pontos perdidos frente á Argentina podem vir a fazer falta no acesso ás meias-finais.

Em termos de resultados, tirando os jogos que envolveram a surpreendente Argentina, a Eslováquia foi uma autêntica desilusão, que não estaria nos prognósticos de ninguém, face ás dificuldades impostas à Polónia no jogo inaugural.

image

Sem comentários:

Enviar um comentário