segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Andebol - Crónica do derby - Jobra - Sanjoanense

A equipa senior da Jobra-AJBranca, venceu o derby (26-24) contra o seu vizinho e rival, a AD Sanjoanense, em jogo realizado no passado sábado á noite, no Municipal da Branca, a contar para a 7ª jornada do Nacional da 2ª Divisão Zona Centro. Excelente espectáculo de andebol, numa partida onde se deve destacar o fair-play patenteado durante toda a partida por ambos os conjuntos, apesar do vigor e empenho postos na luta do primeiro ao ultimo segundo, o que veio abrilhantar ainda mais este derby, presenciado por centenas de espectadores que quase lotaram as bancadas do Municipal da Branca, vibrando intensamente com as emoções da partida. A formação da Jobra-AJBranca, realizou a sua melhor exibição da época, mereceu claramente sair vencedora deste encontro, demonstrando que a condição de líder não é obra do acaso, mas sim fruto de muito trabalho, empenho, raça e valor dos seus atletas.

1ª Parte - Bruno Pinho e Pedro Amorim dão o mote.
Foi com grande expectativa, ansiedade e emoção que os adeptos de ambas as formações esperaram por este encontro, e felizes aqueles que o puderam presenciar. A AD Sanjoanense procurou entrar no jogo defendendo de forma mais agressiva, com marcação individual ao central, José Ribeiro – autor de 7 golos – mas a Jobra-AJBranca com uma entrada em jogo poderosa e enérgica, começou o jogo na frente do marcador, realizando um parcial de 4-0 logo aos cinco minutos de jogo, com Bruno Pinho e Pedro Amorim, dois ex-atletas da ADS, que entraram com todas as ganas e a catapultarem a equipa para uma soberba exibição, conseguindo sempre encontrar o caminho para a baliza contrária. A Jobra-AJBranca actuando com uma grande atitude defensiva, e exercendo uma verdadeira pressão sobre o principal lateral adversário – Ricardo Pinho (8 golos) – conseguindo em alguns períodos limitar a sua finalização em lances de primeira linha, obrigou a AD Sanjoanense a limitar-se a jogar para os 6 metros. Ao longo da 1ª parte a formação da Jobra-AJBranca, apesar de mandar no jogo, pautando o ritmo do encontro, com os suspeitos do costume, Filipe Silva, José Ribeiro e José Esteves a evidenciarem a sua boa forma, nunca conseguiu vergar o adversário, muito por acção do seu ponta direita, o canhoto Ricardo Coutinho (5 golos), o seu balão de oxigénio, com algumas concretizações inesperadas de 1ª linha, foi durante a 1ª parte, o atleta mais influente dos nossos adversários, nunca permitindo á nossa formação distanciar-se mais de 4/5 golos no marcador. Assim, não foi surpresa para os presentes, a Jobra-AJBranca chegar ao intervalo a vencer por 16-12, denotando uma superioridade que o adversário nunca conseguiu contrariar.

2ª Parte - Exclusões ditam magreza no resultado final
O intervalo foi bom conselheiro para a nossa formação, com os nossos atletas a começarem a segunda parte demonstrando enorme confiança e segurança nas suas capacidades, jogando ainda com maior acerto defensivo, e com uma melhor circulação de bola, mas imprimindo sempre um andamento rápido ao jogo com lançamentos arriscados de contra-ataques. Apesar de bem cedo, 2 atletas da nossa formação terem sido desqualificados (3ª exclusão), fruto da sua entrega e agressividade defensiva, a equipa manteve a sua serenidade, e juntamente com o apoio do publico Jobrense, acreditaram que dificilmente a vitória lhes fugiria e com o aproximar do final do jogo, com as bancadas do Municipal da Branca a transbordar de alegria, vibrando intensamente com cada golo obtido, o que muito contribuiu para desmotivar o adversário, que nunca teve arte e engenho para segurar a nossa produção ofensiva. Aos 54 minutos de jogo com o marcador a acusar a maior vantagem do encontro até então, com uns claros 26-17 a nosso favor, sucederam-se as exclusões, tendo a nossa equipa por momentos 3 jogadores excluídos ao mesmo tempo, permitindo a reacção da formação forasteira da AD Sanjoanense, que não se fez rogada, para nos minutos finais fazer um parcial de 7-0 e reduzir a diferença para os 2 golos (26-24) com que se finalizou a partida.

Em termos de destaques, o maior quinhão vai sem sombra de duvidas para toda a EQUIPA, onde o nosso COLECTIVO foi simplesmente fantástico. No aspecto individual, apesar das boas prestações de todos os atletas, dou relativo destaque ao nosso pivot Pedro Amorim, que realizou uma actuação sensacional, contribuindo com os seus fantásticos golos para pautar o ritmo do encontro, e ao lateral Bruno Pinho pelos golos marcados e pelas soluções encontradas para concretizar, quase sempre em jogadas individuais de grande despique físico, ajudando a equipa a controlar sempre o marcador.

Olhando para a ficha real do jogo, onde chama logo a atenção as 26 exclusões (15 para a Jobra-AJBranca com 4 vermelhos e 11 da AD Sanjoanense com 2 vermelhos) mas para quem não esteve presente, julgará ter sido um jogo demasiado duro, o que não é verdade.

Eu pessoalmente, acho que houve um certo exagero, por parte da dupla de arbitragem, em algumas situações de parte a parte, mas também verdade seja dita, são contingências da aplicação das novas regras.

Relativamente ao resultado,e após já ter a confirmação através do video do jogo, 26-23 seria o resultado real com que se finalizou a partida, vide ficha do jogo na FPA onde só estão contabilizados 23 golos da ADS, naquilo que Eu penso ter sido um equivoco do Sr.Brousse, que finalizou a 1ªParte com um resultado em 16-12. Vamos esperar e ver o que decidirá a FPA sobre este assunto, que felizmente para nós, não teve consequências finais em termos de resultado, mas penso que não ficava nada mal se o referido Sr.Brousse, ouvisse as explicações de quem está também presente no jogo, em vez de não aceitar dialogar como o fez no meu caso. Errar é humano, e ninguém pode levar isso a mal. O erro até podia ter sido meu, bastava simplesmente verificar e comprovar dialogando.

Ficha do jogo:

Árbitros : João Moreira e Alberto Serqueira A.And.Viana Castelo

Jobra-AJBranca (26) - Filipe Silva , Francisco Silva (GR´s), Walter Fontes, Bruno Oliveira, Joao Esteves (5), Rui Oliveira (1), Samuel Pinto (1), Paulo Gomes, Bruno Pinho (5), Ricardo Almeida, Pedro Amorim (6), Joao Teixeira (1), Jose Ribeiro (7) e Felisberto Sa

Marcha do marcador : 6-3 (10 minutos), 11-8 (20 minutos), 16-12 (intervalo), 19-13 (40 minutos), 22-17 (50 minutos) e 26-24 (final)

Sem comentários:

Enviar um comentário