sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Andebol- Champions League – HCM Constanta causa surpresa ao vencer Montpellier

Milagre in Buzau: Constanta derrota Montpellier

O campeão romeno, HCM Constanta causou a primeira grande surpresa da nova temporada da Champions League: os romenos bateram um dos favoritos á Final4,  o campeão francês Montpellier após um jogo épico.

Karabatic was not enough in BuzauSe alguém ainda tem duvidas e precisa de ser convencido de que o andebol é o mais rápido, o mais emocionante e mais bonito desporto na Terra, é simples: basta dar-lhe o DVD do jogo entre HCM Constanta e Montpellier. Este foi um drama que nem Hitchcock poderia escrever.

Mesmo contando com o melhor jogador do mundo, Nikola Karabatic, e ter 8 golos de vantagem nos primeiros 20 minutos de jogo, não foram atributos suficientes para o Montpellier ganhar o jogo, contra uma equipa que já derrotou fácilmente por duas vezes na Liga dos Campeões há duas épocas.

"Nós nunca pensámos sequer em bater o Montpellier, nós sabemos que é impossível, vamos apenas tentar fazer o nosso melhor para perder por poucos", disse o treinador do Constanta, Ali Nurhan, dois dias antes do jogo. Ele provou ser verdade o que disse nos primeiros 20 minutos. Karabatic, Hmam, Tej Kavticnik destruiram por completo a equipa romena. A 10 minutos do final da 1ªparte, o Montpellier liderava confortavelmente por 8 golos: 15-7.

Então algo inesperado aconteceu: uma suspensão de dois minutos para Nikola Karabatic e três golos consecutivos para os romenos deram a volta ao jogo. Em apenas sete minutos o HCM Constanta conseguiu fazer o impossível: empatar o placar, 17-17. Ainda assim, foi o Montpellier para os balneários a vencer por uma magra vantagem de 1 golo, graças a um livre de 7 metros jogar convertido por Kavticnik.

Mas era evidente para todos que os romenos do Constanta tinham agora uma grande vantagem psicológica. Apoiado por 2.000 torcedores fanáticos, os romenos dominaram o jogo no 2ºtempo. Hipnotizados pelo GR Popescu (18 defesas) e incapazes de parar o jovem lateral Schuch de 24 anos (8 golos), a equipa de Patrice Canayer foi obrigada a correr atrás do resultado.

Karabatic ainda fez 25-25 ao minuto 42, mas provou ser a última vez que os vencedores da CL 2003, foram capazes de manter o ritmo imposto pelo Constanta. Os romenos chegaram a 4 golos de vantagem a 10 minutos do final  e souberam gerir até ao fim essa vantagem.

A marca final: HCM Constanta vs Montpellier 37-33!

Os vampiros romenos derramaram o sangue de um gigante exactamente cinco anos após a sua vitória histórica contra o Barcelona - também nos grupos da Liga dos Campeões.

"Fizemos um grande jogo e que nunca desistimos. Eu tenho certeza que o Montpellier pensou sermos presa fácil, especialmente depois que ganhou essa grande vantagem nos primeiros minutos ", pensa o lateral esquerdo do Constanta, Buricea.

Ainda chocado visto que o Montpellier poderia facilmente ter decidido o jogo no primeiro tempo, Nikola Karabatic estava triste na conferência de imprensa: "Nosso principal objectivo nesta temporada é chegar ao Final4. Mas se continuarmos a jogar como fizemos esta noite, peço desculpa de o dizer, mas assim não temos chance. "

Schuch (8) e Buricea (6) foram os artilheiros do Constanta. Para o Montpellier, que tem uma viagem complicada a Valladolid na próxima semana, Kavticnik (7) e Tej (6) foram os melhores marcadores.

TEXTO: Emilian Voicu (EHF)

Sem comentários:

Enviar um comentário