terça-feira, 27 de outubro de 2009

Andebol – Selecções Nacionais em actividade

Selecção Nacional A – Seniores Masculinos

Doha 4th International Handball Championship for Men

Tem início amanhã, quarta-feira dia 28 até sábado dia 31, o 4º Torneio Internacional de Doha no Qatar, que conta com a participação das equipas nacionais do Qatar, Egipto, Portugal, Itália, República Checa e do clube francês US Ivry. 

O Torneio, é organizado pela Federação de Andebol do Qatar, e será realizado no pavilhão de Abdullah Bin Suhaim no Qatar Sport Club. As equipas participantes estão agrupados em dois grupos: o primeiro grupo inclui o Qatar, Egipto e Itália, enquanto no segundo irá incluir Portugal, República Checa e o US Ivry. Este é o primeiro estágio de Portugal com vista a preparar a qualificação para o Campeonato do Mundo Suécia 2011 Seniores Masculinos, que se realizará no início de Janeiro de 2010. Para os anfitriões , este evento serve como preparação da selecção nacional do Qatar para a final do Campeonato Asiático, que vai reunir 14 equipas nacionais : Qatar, Bahrein, Kuwait, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Irão, Líbano, Palestina, Síria, Jordânia, Coreia do Sul, Japão e China que se realiza no Líbano, em Fevereiro de 2010.

O calendário de jogos é o seguinte:

Quarta-feira, 28.10.09
17h00 - US Ivry : Portugal
19h00 - Qatar : Itália
Quinta-feira, 29.10.09
17h00 - República Checa : Portugal
19h00 - Egipto : Qatar
Sexta-feira, 30.10.09
17h00 - US Ivry : República Checa
19h00 - Itália : Egipto
Sábado, 31.10.09
15h00 - 7º/ 8º lugares - 3º Grupo A : 3º Grupo B
17h00 - 5º/ 6º lugares - 2º Grupo A : 2º Grupo B
19h00 - 1º/ 2º lugares - 1º Grupo A : 1º Grupo B

Nota: Menos três horas em Portugal.

Selecção Nacional Juniores A Masculinos

A Selecção Nacional de Juniores A Masculinos, comandada por Rolando Freitas, prepara-se para realizar o primeiro estágio da temporada. A concentração decorre em Paços de Ferreira entre 26 e 30 de Outubro, dia em que a comitiva parte para Léon, onde vai realizar dois jogos amigáveis com a Espanha. 

"Estamos perante os jogadores que transitam da selecção de sub-19, alguns dos quais já estavam integrados nesta selecção pela sua qualidade e pelo trabalho desenvolvido. Naturalmente que retomam o seu lugar na selecção própria do seu escalão. São os casos do Ricardo Pesqueira, Pedro Portela, Nuno Silva, Pedro Seabra e Bélone Moreira. Todos os outros, com uma única excepção (Diogo Taboada, do São Bernardo) já eram presença assídua na selecção de sub-19", esclarece o seleccionador nacional.

As primeira competição oficial desta selecção será o Torneio das Quatro Nações, em Janeiro próximo, na Alemanha. Depois, em Abril de 2010, os Juniores A de Portugal vão disputar o apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-20, cuja fase final vai decorrer na Eslováquia, no próximo Verão.

Calendário de jogos - Polidesportivo Antonio del Valle Menéndez
Sexta-feira, 30.10.09, 20h30 - Espanha : Portugal
Sábado, 31.10.09, 19h30 - Espanha : Portugal

Nota: Menos uma hora em Portugal.

Selecção Nacional Juniores B Masculinos

O estágio começa no dia 26 e o Torneio Scandibérico disputa-se de 30 de Outubro a 1 de Novembro, na Suécia.  Os Juniores B de Portugal, orientados por Nuno Trancoso, começam agora a preparar a qualificação para o Campeonato do Mundo Sub-18 Montenegro 2010.

A Selecção Nacional de Juniores B masculinos dá início à actividade da época com um estágio na Cruz Quebrada, seguido da participação no Torneio Scandibérico, em Marsta, na Suécia. 
nexo. 

No dia 29, Portugal viaja para Marsta, na Suécia, local onde se disputa o Torneio Scandibérico, nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro. Todos os jogos vão ter lugar no Pavilhão Vikinghallen, em Marsta.

Calendário de jogos - Scandibérico
Sexta-feira, 30.10.09
19h00 - Noruega : Portugal
21h00 - Suécia I : Suécia II
Sábado, 31.10.09
17h00 - Suécia II : Portugal
19h00 - Suécia I : Noruega
Domingo, 01.11.09
12h00 - Suécia II : Noruega
14h00 - Suécia I : Portugal
Nota: Menos uma hora em Portugal.

Selecção Nacional Juniores C Masculinos

A Selecção Nacional de Juniores C Masculinos vai trabalhar em Pinhel, entre 28 e 29 de Outubro, dia em que a comitiva viaja até Espanha onde vai cumprir dois jogos amigáveis frente à Espanha.

"A generalidade dos jogadores que integram esta convocatória já fazia parte da selecção de Juniores D e sobe agora de escalão. Há apenas um jogador, o Belmiro Alves, do FC Porto, que o ano passado já fazia parte desta selecção de Juniores D, e já tinha inclusive feito jogos na selecção de Juniores C, nos Jogos Mediterrânicos, realizados na Tunísia em Fevereiro passado", esclarece o seleccionador nacional, Dragoslav Punosevac, mais conhecido por  “Duda” que prepara assim da melhor forma a presença da sua selecção na Taça Latina, que vai disputar-se em França, no próximo mês de Abril. Os dois jogos particulares com Espanha vão disputar-se na região de Salamanca, nos dias 30 e 31 de Outubro, em horário a definir.

Fonte : FPA

Sem comentários:

Enviar um comentário