sábado, 17 de outubro de 2009

Andebol Euro2010 Feminino – Portugal perde (31-36) em Lagos com a Ucrânia

image

A selecção portuguesa de andebol feminino que integra o Grupo 1 de qualificação para o Europeu de 2010, juntamente com a Roménia, Suíça e Ucrânia, averbou a segunda derrota na prova em jogo disputado esta tarde no Municipal de Lagos, por 36-31 pela sua congénere da Ucrânia, num encontro a contar para a segunda jornada de qualificação para o campeonato Europeu de 2010.

No encontro de hoje, Portugal conseguiu discutir o resultado com o seu adversário até aos 50 minutos, mas a maior capacidade física das ucranianas foram determinante na fase final do encontro para o seu desfecho.

No 1ºtempo Portugal entrou mal no jogo, com o seu sistema defensivo 5:1 a ser completamente destroçado nos minutos iniciais com a entrada dos pontas adversários a 3º pivot finalizando na zona central. Uma táctica surpreendente por parte da Ucrânia, que aliada á sua fortíssima 1ªlinha, um autêntico vendaval composto por Nikolayenko e Tsygytsa que a selecção portuguesa nunca conseguiu suster ao longo de todo o jogo. Mas, apesar de tudo a raça das meninas portuguesas veio ao de cima, conseguindo sempre equilibrar o jogo mercê do forte jogo exterior de Alexandrina Barbosa e das transições rápidas de Ana Seabra. O equilíbrio foi a nota dominante neste 1ºperiodo, em que só erros de finalização nos últimos instantes, permitiram ás Ucranianas irem para o descanso com 2 golos de vantagem 16-18.

No 2ºtempo, com uma entrada em grande, Portugal deu a volta ao “placard”, alcançando uma vantagem de dois golos 20-18, mas a pouco e pouco o poderio físico das ucranianas veio ao de cima. A meio do 2ºtempo, e aproveitando a 2ªexclusão de Alexandrina Barbosa, as ucranianas tomaram conta do jogo ao conseguirem obter três golos de vantagem, que quebraram por completo a resistência das portuguesas. Correndo atrás do prejuízo, á entrada dos últimos dez minutos, Portugal quebrou física e mentalmente, tendo a Ucrânia aproveitado para ampliar a vantagem, vencendo por 36-31.

Destaques nesta partida, minha opinião:

  • Ana Sousa – A melhor portuguesa neste encontro, principalmente pelo que fez no 2ºtempo.
  • Alexandrina Barbosa e Ana Seabra – As jogadoras do costume com uma raça que contagiou toda a equipa.
  • Bebiana Sabino – Uma autêntica surpresa, a pivot da selecção, acabando de rastos perante a titânica luta no meio das “torres” ucranianas.
  • Nikolayenko e Tsygytsa – Uma 1ªlinha de respeito, destroçando por completo a nossa cortina defensiva.

Para o seleccionador nacional Duarte Freitas, “Fizemos uma excelente partida, mas os últimos minutos foram decisivos para o desfecho, faltou discernimento e força física na parte final, para aguentar a pressão das jogadoras ucranianas.” Segundo o seleccionador nacional, “Portugal deixou excelentes indicações de que poderá fazer uma boa campanha nesta fase de qualificação”.

Jogo no Pavilhão Municipal de Lagos.

Portugal – Ucrânia, 31-36.

Ao intervalo: 16-18.

Sob a arbitragem de Nenad Krstic e Peter Ljubic (Eslovénia), as equipas alinharam e marcaram:

Portugal: Tânia Silva, Daniela Pereira, Alexandrina Barbosa (8), Ana Sousa (8), Cláudia Aguiar (3), Bebiana Sabino (3), Ana Seabra (7), Daniela Silva (1), Ana Andrade, Diana Fernandes (1), Ana Franco e Maria Pereira.

Ucrânia: Viktoriya Tymoshenkova, Natalya Vysotska, Viktoriya Shklaryk (3), Yuliva Manaharova (5), Olena Tsygytsa (10), Natalya Lyapina (2), Olha Nikolayenko (11), Viktoriya Tsybulenko (2), Viktoriya Borshchenko (1), Liliia Gorilska (2), Natalya Kuzmina e Natalya Vysotska.

Marcha do marcador: 2-3 (05 minutos), 6-6 (10), 8-7 (15), 11-11 (20), 14-15 (25), 16-18 (intervalo), 21-20 (35), 23-24 (40), 25-28 (45), 29-30 (50), 29-33 (55) e 31-36 (resultado final).

No outro jogo da jornada, a favorita Roménia cilindrou a Suiça por 39-18

image

1 comentário:

  1. A maioria das opiniões respeitaveis dos varios intervenientes, tem uma caracteristica, defender as minhas atletas e pondo em causa as restantes, não se analiza o jogo que aconteceu e depois apoiar as nossas melhores atletas, seja elas do clube A ou do Clube B.
    O Seleccionador me parece o homem certo para a função, tem imagem, capacidade de dialogo com as atletas e não está no banco ao Treme Treme...
    Uma equipa de andebol no Plano da Construção, tem que ter Treinador, Guarda-redes e canhota o resto sao tudo iguais, e no Plano Estratégico, deve ter Guarda-Redes, Central e Pivot, face a estas ideias olhem para as vossas equipas e revejam esta teoria e quando jogar a Selecção, faça a mesma leitura, quer no plano da construção de uma equipa, quer no plano estratégico.
    Os bons resultados e a explicação dos maus resultados passam por esta leitura.
    O andebol é bonito quando todos sabem ocupar o seu lugar quer dentro ou fora do campo.
    Junta-te aos melhores....

    ResponderEliminar