sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Andebol – Omeyer e Riegelhuth eleitos os melhores andebolistas do ano 2008 pela IHF

 

 

Linn-Kristin Riegelhuth (25 anos) e Thierry Omeyer (32 anos) foram hoje eleitos pela IHF como os melhores atletas do ano 2008 - sucedendo desta forma aos seus companheiros de equipa Gro Hammerseng e Nikola Karabatic. Pela primeira vez, um júri de especialistas da Federação Internacional de Andebol decidiram sobre essa eleição, que é co-apresentada pela Adidas, patrocinadora oficial da IHF.

Thierry Omeyer en 2006

O guarda-redes Thierry Omeyer foi hoje eleito pela Federação Internacional de Andebol (IHF) como o melhor atleta mundial de 2008. O galardão não chegou a sair das fronteiras gaulesas.

O francês, de 32 anos, foi eleito o melhor guarda-redes dos Jogos Olímpicos 2008 e do Mundial 2009, competições vencidas pela França. Omeyer também teve sucesso no seu clube, pois o THW Kiel foi novamente campeão alemão e atingiu a final da Liga dos Campeões.

De acordo com o júri da IHF, Omeyer é actualmente “o melhor guarda-redes do mundo e um factor decisivo nas vitorias da sua selecção e do seu clube”. O francês sucede a um compatriota, Nikola Karabatic, eleito melhor jogador de 2007.

O currículo, resumido, de Omeyer fala por si: a nível de clubes, venceu cinco campeonatos de França, três da Alemanha e duas Ligas dos Campeões (Montpellier 2003 e Kiel 2007), acrescentando dois Mundiais, um Europeu e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos ao serviço de França.

Omeyer é o terceiro guarda-redes a receber o prémio de melhor do Mundo, depois do alemão Henning Fritz (2004) e do sérvio Arpad Sterbik (2005), e o quinto francês, após Jackson Richardson (1995), Stéphane Stoecklin (1997), Bertrand Gille (2002) e Nicola Karabatic (2007)

Linn-Kristin RiegelhuthNo sector feminino, pela quarta vez, foi novamente distinguida uma norueguesa, a ponta-direita (e também lateral-direita) Linn-Kristin Riegelhuth (25 anos), que sucede à compatriota Gro Hammerseng. A nivel de clubes, foi seis vezes campeã da Noruega, vencedora por duas vezes da European Winners Cup, e vice campeã da Europa (perdeu com o FCK Copenhague antes de se transferir para este clube) com o Larvik HK.

Riegelhuth ajudou ainda a selecção norueguesa a conquistar o primeiro lugar nos Jogos de Pequim (2008), três titulos nos Campeonato da Europa (2004,2006 e 2008), medalha de prata no Mundial 2007 e foi a melhor marcadora do Europeu 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário