quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Andebol – Novas regras aprovadas pela IHF entraram em vigor a partir de 1 Agosto

image

Conforme foi anunciado pela IHF em seu site já há alguns meses atrás, um novo livro de regras foi produzido com uma data efectiva que se encaixa com o início da próxima época desportiva 2010/2011. Estas novas alterações já entraram em vigor no recente XVII Campeonato Mundial de Juniores Femininos, no actual III Campeonato Mundial Juvenil Feminino que ainda decorre na Republica Dominicana, bem como irão ser aplicadas nos próximos Jogos Olímpicos da Juventude Singapura 2010 que se realizam neste mês de 14 a 26 de Agosto. 

Em contraste com os mais recentes edições das regras, como as de 2005 mas especialmente as de 2001, não vai haver na prática muitas alterações no conteúdo das regras. As novas regras de andebol aprovadas pela Federação Internacional de Andebol (IHF) já entraram em vigor em Portugal a partir do dia 1 de Agosto, tendo já sido comunicadas aos árbitros que estão em actividade, aos técnicos das selecções nacionais e aos directores técnicos regionais, responsáveis pela arbitragem. Segundo informações que recolhi, estas novas alterações deverão ser explicadas durante a realização dos diversos jogos de preparação que irão decorrer durante este mês de Agosto, bem como será intenção da FPA explicar aos técnicos da 1ª e 2ª e 3ª Divisão, presentes no Torneio de Viseu e posteriormente serão novamente explicadas a todos os agentes na obrigatória Acção Técnica Nacional de Setembro.

Relativamente ás regras em si, a principal mudança relaciona-se com a reestruturação e uma nova abordagem ao Artigo 8 (Faltas e condutas anti-desportivas), a fim de proteger os jogadores de faltas violentas. O código foi revisado pela Comissão de Árbitros e Treinadores da IHF e as modificações sugeridas foram aprovadas por uma comissão eleita pela entidade no Congresso da IHF, em Junho, no Cairo (Egipto). Com estas modificações, julgo que a intenção da IHF seja a de proteger cada vez mais a integridade física dos atletas, principalmente os atletas mais dotados.

Uma das mudanças mais significativas do novo código é a partir da regra 8.3 até 8.10, no qual explica com mais clareza e objectividade quais os critérios que deverão ser utilizados pelos árbitros para aplicar uma punição.

As infracções no andebol, vão continuar a ser sancionadas de três formas: com uma exclusão de dois minutos imediata, em que o jogador pode reentrar após cumprir esse tempo; com uma desqualificação, na qual o atleta não pode reentrar no jogo, mas outro poderá substituí-lo após dois minutos; e ainda com a desqualificação somada a um relatório escrito enviado pelos árbitros ou delegado ao jogo ao Conselho de Justiça da FPA. Neste caso, o jogador irá ser julgado e, possivelmente, sofrerá novas punições. Esta última mudança substitui definitivamente a expulsão que agora não existirá mais. Além disso, foram realizados ajustes, inclusões e exclusões de textos e palavras, que melhoram significativamente o entendimento das regras.

Confira as outras alterações:
1 - A volta do termo 'capitão' para designar um atleta que represente a equipa nos sorteios;
2 - Definição de uma nova 'área do técnico' localizada em frente ao banco de suplentes. Agora será limitada em três metros e meio a partir da linha central, onde só o treinador poderá entrar para requisitar o Time-Out;
3 - Os quatro oficiais da equipa não poderão usar roupas com as mesmas cores da equipa adversária;
4 - A numeração dos jogadores agora obedecerá a ordem de 0 a 99;
5 - A utilização do termo 'pré-passivo' para substituir o antigo termo 'sinal de advertência de jogo passivo';
6 - A desqualificação 'directa' do guarda-redes que, ao sair da sua área de golo, produzir qualquer tipo de choque com o adversário, independentemente de ser ou não o provocador do contacto/choque.

1 comentário:

  1. Informar apenas que a numeração dos jogadores de acordo com as regras vai de 01 a 99.

    ResponderEliminar