sábado, 6 de novembro de 2010

Andebol Artigos – História e contextualização do Andebol

image Nem sempre é fácil determinar com precisão a origem dos vários desportos que hoje em dia atraem, quer  praticantes, quer  simples espectadores. Neste caso o andebol é considerado um dos desportos mais jovens, se bem que tenha as suas origens na mais remota antiguidade.

Assim, já na antiga Grécia se praticava um jogo de bola com a mão, conhecido por jogo da Ucrânia, que Homero descreve na Odisseia e o qual foi descoberto em Atenas no ano de 1926, um magnifico baixo-relevo que deve datar de 600 A C.. Durante a Idade Média os jogos de bola jogados com a mão continuaram a ser praticados principalmente nas cortes tendo sido apelidados pelos trovadores como «os primeiros Jogos de Verão».

Existem várias alusões à modalidade, nos finais do século XIX, em 1890, o professor de ginástica Konrad Kech criou um jogo com características muito semelhantes. Também na Checoslováquia, praticava-se já há muito tempo um jogo popular muito semelhante, azena, nome pelo qual este desporto ainda é conhecido naquele pais.

Também muito antes de ser divulgado o andebol em Portugal, existia na cidade do Porto um jogo muito semelhante, conhecido por malheiral, nome que adveio do nome do seu criador Prof. Porfírio Malheiro.

Na cidade de Liège, Bélgica, em 1913, o Prof. Lucien Dehoux  apresentou o andebol das três casas, que  depressa se expandiu, chegando a organizarem-se campeonatos entre 1915 e 1918.

Corria a I Guerra Mundial, em 1917, quando apareceu na Alemanha um novo jogo de equipa, o andebol, pensado pelo Prof. de Ginástica Feminina Wasc Heiser, que jogava com as suas alunas na alameda de uma das principais avenidas em Berlim. Todavia, nenhum destes jogos conseguiu impor-se e o andebol, como desporto devidamente codificado, só apareceu após a I Guerra Mundial.

Correntemente, atribuiu-se a sua criação aos alemães Hirschmann e Carl Schelenz. No entanto, o Uruguai reivindica para si a paternidade deste jogo.

Segundo os uruguaios, teria sido o Prof. de educação física António Valeta, o criador desta modalidade à semelhança da criação de muitos outros jogos tradicionais uruguaios, e que pretendeu fazer com ele uma réplica do futebol, tendo-lhe dado o nome de balon.

Dizem os uruguaios que foram alguns marinheiros alemães pertencentes a vários navios, detidos no porto de Montevideu durante a I Guerra Mundial e internados em campos de refugiados, que, como praticantes entusiastas de educação física, tomaram contacto com o balon e desde logo se entusiasmaram. Mais tarde, ao serem repatriados, teriam difundido aquele jogo.

Dizem ter sido o Dr. Carl Schelenz o autor da compilação da suas regras, o que deu origem à suposição que teriam sido os alemães os criadores do andebol.

O grande incremento a nível mundial do andebol deve-se ao aparecimento da variante de andebol de sete, em vez do andebol de onze praticado originalmente. Esta variação foi criada nos países nórdicos (Suécia e  Dinamarca), onde, devido ao rigor dos Invernos, se tornava impossível praticar este desporto em campos ao ar livre, tendo estes sido substituídos por recintos fechados, o que obrigou à diminuição do número de jogadores em campo.

Esta modalidade veio a despertar grande interesse, disputando-se o I Campeonato do Mundo no ano de 1938, com a vitória da Alemanha. Porém, só a partir de 1954 as competições internacionais de andebol de sete passaram a ser disputadas com regularidade. image

Em Portugal, o andebol de onze começou a ser praticado na cidade do Porto, introduzido nos finais de 1929 pelo desportista Suiço Hermann Tshopp. A primeira apresentação oficial de um jogo teve lugar a 31 de Janeiro de 1931, no Porto, e ainda nesse mesmo ano foi formada a Associação de Andebol de Lisboa, seguida, em 1932, pela Associação de Andebol do Porto.

O andebol de sete foi introduzido em Portugal em 1949, por outro alemão, Henrique Feist que organizou o primeiro torneio oficial em Cascais no Verão de 1949.

A crescente popularidade do andebol de sete, quer a nível nacional como internacional, levou à gradual extinção do andebol de onze, que desde há alguns anos deixou completamente de se praticar.

Fundada a 1 de Maio de 1938, por iniciativa das associações de Lisboa, Porto e Coimbra, a Federação Portuguesa de Andebol, actualmente Federação de Andebol de Portugal, foi uma consequência lógica do desenvolvimento de uma modalidade que, segundo os dados existentes como vimos anteriormente, tem o seu arranque em Portugal ligado a Armando Tschopp, responsável pela publicação das suas regras no extinto jornal Sports, em Novembro de 1929.

Divulgadas as regras e desenvolvidos os passos iniciais, as associações de Lisboa e Porto organizam as primeiras competições oficiais no ano de 1932, ainda na variante de onze, já que o andebol de sete só apareceria bastante mais tarde (1949). Para a história fica, ainda, a realização do 1º Porto-Lisboa (Junho de 1934) e a entrada da FPA como estado fundador de Federação Internacional de Andebol (IHF), em 1946.

Hoje, a realidade é bem diferente, o andebol está no top das modalidades e é uma referência a nível nacional e internacional. Existem mais de 30 mil atletas e agentes desportivos na actualidade em Portugal, prática regular de norte a sul do país, no continente e nas regiões autónomas, é a modalidade mais praticada pelas mulheres portuguesas, presença constante do andebol português nas mais importantes provas internacionais, atracção de mais público e aumento do número de transmissões televisivas.  Fonte: maiadigital/desporto

Sem comentários:

Enviar um comentário