quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Andebol promove Madeira ao mais alto nivel

Madeira 'capital mundial' do andebol

Em pouco mais de duas semanas a madeira será palco de seis eventos internacionais

image Novembro e Dezembro de 2010 ficarão certamente na história do desporto madeirense e do andebol em particular.

E que num curto espaço de pouco mais de duas semanas, a Região será palco de seis eventos envolvendo equipas e praticantes de alto nível europeu e mundial, iniciativas de carácter competitivo que vão concerteza levar os adeptos da modalidade e não só, a fazer com que o andebol 'marque pontos', quer no que à sua promoção diz respeito, mas também um espaço privilegiado para os patrocinadores e para o turismo madeirense.

Logo a meio de Novembro a primeira equipa a entrar em acção será o Madeira Andebol SAD em femininos que recebe no Pavilhão do Funchal a formação romena do Constanta, partida referente à 3ª eliminatória, 1ª mão, da Taça das Taças.

Oito dias depois, a 20 de Novembro e de novo tendo como palco o Pavilhão do Funchal, será a vez do Madeira Andebol SAD em masculinos receber em jogo referente à 3ª eliminatória, 1ª mão, da Taça EHF, os todos poderosos austríacos do Bregenz, conjunto campeão daquele pais e habitual presença na liga dos campeões.

Ainda em Novembro a competição de clubes, dá lugar a duas grandes partidas a envolver a selecção nacional de seniores femininos, que escolheu, relembre-se a Madeira para realizar um estágio final antes da sua participação no grupo 3 de apuramento ao Mundial de 2011, igualmente a ter lugar na Região.

Nos dias 26 e 27 de Novembro, os madeirenses terão a rara oportunidade de ver em acção a selecção da Dinamarca, que reúne no seu historial títulos da Europa, do Mundo e Olímpico e que realiza no Funchal, dois encontros de preparação com a equipa de Portugal numa estada que se prolonga por uma semana.

Já em Dezembro, no dia 3, no Pavilhão do Marítimo, tem inicio a fase de apuramento ao Mundial de 2011 no Brasil, com Portugal a defrontar a Bielorrússia. No dia seguinte, 4 de Dezembro, a formação lusa mede forças com a selecção da Turquia, terminado este evento internacional no Domingo, dia 5 de Dezembro, com Portugal a defrontar a Finlândia.

Ajuda na promoção da Madeira
Não restam dúvidas. O conjunto de eventos desportivos envolvendo as principais equipas de seniores do andebol madeirense, que representam a Região no mais alto nível competitivo e ainda, a participação da selecção nacional em seniores femininos na fase de apuramento ao Mundial, será benéfico para a promoção do destino Madeira.

Trazer à Região equipas oriundas da Dinamarca, Áustria, Finlândia, Turquia, Bielorrússia e Roménia pode muito bem constituir mais uma porta que se abre num sector cada vez mais competitivo. Para os patrocinadores uma montra de qualidade.

Andebol como veículo de promoção

Emanuel Alves, Presidente da AAM
"Depois da organização do Mundial 2003 na Região solicitamos um estudo na UMa onde pudemos verificar que após um evento de nível internacional a modalidade teve um encremento fantástico. Ainda por cima, depois de tudo o que tem acontecido na Região em 2010, julgamos valer a pena investir na realização deste evento. Para além da promoção da modalidade, tenho a certeza que do ponto de vista do turismo vamos ter ganhos, dou-lhe um exemplo da Turquia virão com dois charters. Teremos aqui uma selecção (Dinamarca) e um clube (Áustria) países tradicionalmente alvos no turismo que desejamos."

Cilisia Camacho, ex andebolista
"O facto da Madeira ser palco de uma série de encontros internacionais só pode ser encarado como uma oportunidade mais de levarmos o nome deste destino lá fora. Hoje serão praticantes, amanhã voltarão como turistas. Para o andebol regional, ver em acção equipas e atletas com outras vivências ajudará a projectar os seus objectivos na prática desportiva. Todos ficam a ganhar sem dúvida".

João Rodrigues, Director Marketing ECM
"A promoção de uma marca não só se faz pela comunicação em si, mas também através dos patrocínios. Patrocinar um evento, um clube é sempre uma decisão ponderada uma vez que as marcas têm que se identificar com o patrocinado. Quando uma modalidade, um clube ganha este tipo de projecção é de todo uma mais valia. Não só terão os habituais espectadores como ultrapassam fronteiras e ganham maior reconhecimento. Numa era totalmente global em que podemos adquirir um determinado produto em qualquer parte do mundo é importante aparecer e estes eventos são excelentes veículos de promoção".

Duarte Santos, Árbitro internacional de andebol

"Todos esses jogos internacionais que terão lugar na Madeira têm uma importância extrema para o andebol. Eventos ao mais alto nível podem ser um bom meio de promoção da modalidade junto dos mais jovens.
Obviamente também para a arbitragem, para os dirigentes, para os patrocinadores, todos podemos e devemos tirar o melhor destas iniciativas. Para a Madeira sem dúvida um bom investimento na sua promoção
".

Reportagem de Herberto Duarte Pereira (dnoticias.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário