quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Andebol 1 – Tostões (SP.Horta) vencem milhões (SL Benfica) e ABC de Braga chega á líderança

Enquanto o ABC venceu (27-26) o Águas Santas e regressou ao comando do campeonato, o Sporting da Horta foi causar sensação na Luz, impondo, tal como na primeira volta, nova derrota (30-29) ao Benfica.
Com estes resultados o ABC segue líder, com 32 pontos, tantos como o FC Porto. O Benfica aparece na 3.ª posição, com 31 pontos e mais um encontro disputado

logo_sphorta O Sporting da Horta foi causar ontem sensação na Luz, impondo, tal como na primeira volta, nova derrota (29-30) ao Benfica. Afinal Yuriy Kostetsky e o guardião Nuno Silva é que foram as verdadeiras estrelas, ofuscando por completo umas águias pouco cintilantes.

A turma açoriana, com uma estratégia bem montada, foi superior a defender e a atacar, com o líder ucraniano a jogar e a fazer jogar, pois, apesar de perdulário na finalização (5 tentos com 45% de eficácia), fez quatro assistências, colocando o seu “sete” muito cedo na frente do marcador, com uma vantagem que ao intervalo se traduzia em 3 golos (18-15).

O Benfica remou contra a maré, mas foi perdendo clarividência face à alma insular, acabando por deitar tudo a perder ao minuto 44, quando o pivô José Costa foi excluído e desqualificado no mesmo lance, facto que amputou a segunda linha dos encarnados. José António Silva optou então pela artilharia pesada, colocando os dois laterais-direitos de raiz (Pedroso e Vucicevic) em campo, mas a sua equipa não se equilibrou, com muitas limitações na ligação ao novo pivô, João Lopes.

Nélson Pina resolve

Quase no final, a arbitragem – mal disciplinarmente – quase estragou o esforço dos faialenses, ao excluir no tempo de ataque Kostetsky, mas Nélson Pina marcou em inferioridade numérica e fez o 30-27. Depois, muito sofrimento entre a dezenas de adeptos da Horta, mas Nuno Silva (20 defesas e 49% de eficácia) travou a capacidade de reacção à sua anterior equipa.

Fonte: Record online

***********************************

logo abc O ABC de Braga regressou esta noite ao pavilhão Flávio Sá Leite e ao Andebol 1, depois de um interregno para as competições europeias.

No primeiro jogo da 2ª Volta, o ABC reencontrou a AA Águas Santas. Um jogo de loucos que o ABC venceu por 27 – 26, com o golo da vitória a sair da mão direita de Fábio Vidrago a 20 segundos do final.

Uma equipa que nunca deixou de acreditar na vitória, nem mesmo quando perdia por três golos a dez minutos do final. Exuberante o ABC nos minutos finais de ambos os parciais.

Ao intervalo, o ABC vencia por 15 – 13, numa primeira parte muito equilibrada, com o ABC a chegar-se à frente nos últimos minutos, com uma recuperação fantástica. Partiu de uma desvantagem de três golos para uma vantagem de três golos (!), fruto de uma defesa imperial, a cerrar completamente a baliza e de um ataque, finalmente, assertivo.

Parecia encaminhado o ABC para mais uma vitória, mas não sem antes sofrer a bom sofrer. Esteve bem o ABC no regresso dos balneários, mas aos 40 minutos já a Águas Santas voltava a liderar. Viveram-se momentos de equilíbrio na partida, mas já na entrada dos últimos dez minutos do encontro, os forasteiros voltavam a distanciar-se, perigosamente, no marcador.

22 – 25 a menos de dez minutos do final, inquietou o pavilhão, mas com esta equipa, este ABC, não é para atirar a toalha ao chão… nunca. Os adeptos do ABC sabem disso e agarraram-se à equipa, quando ela mais precisou. Com um público assim, o ABC arrisca-se … a ganhar.

Depois da recuperação da primeira parte, o ABC voltou a desencravar um jogo que parecia perdido e ainda ousou desperdiçar da linha de sete metros… mais uma vez.

Até que, a 20 segundos do final, o ABC colocou a responsabilidade nas mãos do ponta esquerdo que, sem hesitar, fez o golo da vitória.

De referir que o jogo foi emocionalmente difícil de gerir, porque o ABC foi bastante infeliz no capítulo da finalização, acusando algum desgaste da jornada europeia. O que nunca falha nesta equipa é a entrega, ambição e raça. Nisso, é sempre sublime e hoje foi mais um recital neste campo.

Luís Bogas, melhor na primeira parte, foi o melhor marcador da partida, com sete golos em mais uma boa exibição do lateral. Miguel Sarmento, Tiago Pereira e Fábio Vidrago, com cinco golos cada, dividiram as despesas do ataque, numa equipa que com ou sem lesões, continua a ter um colectivo muito forte.

Fechou, assim, a 12ª jornada, e a abrir esta 2ª Volta, nada melhor do que ter o ABC na liderança.

A próxima jornada traz mais um teste difícil para o ABC. Mas, se em dia de greve, o ABC teve adesão nula. No feriado de 1 de Dezembro, o ABC conta com o apoio dos adeptos para viajarem até ao Dragão Caixa. Pelas 18h00, FC Porto – ABC, o confronto entre os dois lideres do Andebol 1.

Fonte: site do ABC de Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário